terça-feira, 26 de julho de 2011

Internação compulsória e faxina da Cidade ? Muito cuidado ! ( 1)


Moradores de Laranjeiras reclamam de maus tratos em abrigo


Os moradores de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, entregaram um abaixo-assinado à Justiça pedindo o fim dos maus tratos que estariam sendo cometidos na Casa Viva, na Rua Alice, no mesmo bairro. A instituição abriga crianças e adolescentes em situação de risco e usuários de drogas, como o crack. No sábado, a promotora de Justiça Ludmilla de Carvalho Mota, solicitou à Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Decav) abertura de inquérito para apurar as denúncias e uma vistoria no local.

Segundo os moradores, os internos tentaram fugir do local no início da noite desta segunda-feira, mas foram contidos pelos funcionários. Na semana passada, promotores do Ministério Público fizeram inspeção na instituição e cobraram providências da Prefeitura, que se comprometeu a melhorar o serviço até o fim da semana. A ONG Organização de Direitos Humanos Projeto Legal (ODH-PL) solicitou ao Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Tortura do Rio de Janeiro visita urgente de fiscalização no local.  Fonte : Dia

Temos muita preocupação com essas ações de recolhimento que nada têm a ver com acolhimento. O perfil da autoridade que comanda a Secretaria de Ação Social não nos parece adequado para promover essas operações. Trata-se de uma pessoa acosntumada com as ações de "Ordem Urbana " , ou seja , ações mais repressivas e truculentas que as ações pedagógicas , educativas , preventivas , assistênciais , psicológicass e sociais no sentido lato da palavra.

Quem acompanha o processo percebe que são operações cercadas de mídia e que ocupam o noticiário reservado ao jornalismo policial , o que denuncia a sua característica pouco voltada para o tratamento compatível e muito complexo que é a questão das drogas , sobretudo nas grandes cidades e nos bolsões de miséria e promiscuidade. A SOCIEDADE DEVE TER UM OLHAR CRÍTICO PARA ESSAS AÇÕES.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário