Nestes últimos dias,a Justiça Eleitoral tem veiculado pelas TVs uma propaganda para dar credibilidade às urnas eletrônicas.A máquina de votação é apresentada como se fosse o maior invento da Humanidade.Embora não seja novidade no Brasil,as urnas ganharam nestes dias um "status" jamais imaginado por qualquer eleitor.Nos países mais desenvolvidos elas não foram aprovadas.
Qual seria a razão desta massificante divulgação? Com o que a Justiça Eleitoral se preocupa?Será que alguém fez uma pesquisa sobre o que pensa o brasileiro sobre este sistema de votação e apuração e se deparou com a descrença a respeito dele? Temos nossas reservas ao método desde a sua implantação,fundamentadas na possibilidade de manipulação de dados pelos seus operadores e na inviabilidade de se proceder uma recontagem,onde ocorrer suspeita de fraude.Não há um material concreto de comprovação de voto neste ou naquele candidato.
Considerando-se um país continental como o nosso,o universo de eleitores, a precariedade dos meios de transporte;a distância entre os grandes centros e os municípios mais pobres , a difculdade de alguns eleitores no uso da máquina, a vulnerabilidade aumenta e a concretização da fraude amadurece.Temos visto o vazamento de dados pessoais secretos de alunos que fizeram ENEM nestes últimos anos, por "falhas no sistema" (Seriam falhas mesmo???);dados do INSS são furtados por bandidos;e até na RECEITA FEDERAL ocorreu a devassa nos IRs de políticos promovida por seus adversários.Esses fatos negativos e comuns nos sistemas de informática corroboram com as nossas apreensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário