terça-feira, 24 de agosto de 2010

CONDECORAÇÃO INOPORTUNA: POLITICAGEM?

As homenagens que se prestam às pessoas ou às entidades devem estar cercadas de cuidado e de mérito e fundamentadas em critérios tão consistentes que o homenageado se sinta efetivamente recompensado,ou seja,que o prêmio reflita um reconhecimento por seus relevantes serviços prestados.Se assim não for,ocorrerá a banalização das condecorações,das moções e das honrarias em geral.É preciso que o homenageado tenha a  exata dimensão da reverência que lhe é atribuida e não fique constrangido ou imaginando que está simplesmente sendo usado para outro fim.

A "BATALHA DE SÃO CONRADO" ocorrida semana passada não pode servir de motivo para que os policiais militares que trocaram tiros com 60 traficantes da Rocinha sejam condecorados como promete(ou ameaça) o Comandante do 23 BPM(LEBLON).Além da condecoração,receberão Menção honrosa.A iniciativa sem planejamento e sem o conhecimento do Comando da Secretaria de Segurança levou pânico e provocou morte,constrangimentos e desgaste da imagem da Cidade e do País.

Se o grande alvo era prender o chefe do tráfico da Rocinha  e ele escapou,que mérito houve? Houve heroismo ou imprudência? Se for assim,a Cidade virará uma praça de guerra oficialmente,porque ,de fato,ela já existe.Segundo especialistas,a polícia não pode atirar nos bandidos só porque eles estão atirando.Se os criminosos estivessem indo para cima dos policiais ou ameaçando terceiros,os PMs tinham que revidar.Mas se estavam atirando para fugir,o mais sensato seria estabelecer o cerco e pedir reforço.

Eles foram corajosos no enfrentamento,mas um fracasso do ponto de vista operacional.O policial só atira para se defender ou para proteger a população.Se, em lugar da pessoa que faleceu,tivesse morrido um parente nosso,certamente não estaríamos aprovando esta condecoração.Isso parece ser uma estratégia para minimizar os efeitos negativos do fato que mancharam a performance do Governo na área de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário