sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ESCOLAS SERÃO PALANQUES ELEITORAIS ?

A Mídia noticiou,com grande destaque,nestes últimos dias,o Projeto da Prefeitura do Rio,segundo o qual 10 escolas municipais terão horário integral para alunos do sétimo ano ao nono ano.O nome da novidade (e que novidade!...) é Ginásio Carioca.Incluirá aulas digitais,reforço escolar,estímulo ao desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes e professores com dedicação exclusiva.Cerca de 6 mil alunos ficarão nas dez (somente dez) escolas selecionadas das 7:30 às 17 horas.

Para os professores,o regime de trabalho passará para 40 horas."Eles receberão o valor proporcional a mais 24 horas de trabalho e uma gratificação de 15% do vencimento inicial da categoria( R$192,90 )", disse a Secretária Municipal de Educação.A rede tem mais de 1040 escolas,mas somente 10 terão este atendimento.As outras crianças do Cidade não precisam disto? Qual a razão desta discriminação? Qual foi o critério usado para esta seleção excludente? Não deveria haver isonomia?

O horário integral,as aulas de acompanhamento e reforço e o uso de técnicas pedagógicas modernas para tornar a Escola mais atraente e agradável para alunos e professores sempre foram desejados por todos.Os CIEPs na década de 80 vieram para cumprir este papel.Não há nada de novo,a não ser a DELIBERADA E REPUGNANTE SEGREÇAÇÃO.Os professores foram ouvidos? Os Conselhos Escola-Comunidade participaram da montagem deste projeto? Lançar projetos sem a participação ativa da Comunidade Escolar é produzir algo já morto.Até quando meia dúzia de tecnocratas que nunca entraram em sala de aula, a não ser como alunos, vão decidir sobre este tema?
É importante lembrarmos à Secretária que ela trata com a EDUCAÇÃO PÚBLICA (DO POVO).

Se há uma atividade que a Máquina não substitui o Homem é a EDUCAÇÃO.Então,ela tem que ser debatida pelos mais interessados e que vivem a realidade comunitária.Os professores acompanham as dificuldades da população como ninguém.A Escola não é um vasilhame no qual se enfia tudo até onde cabe e não transborda e o fluido se amolda à forma do continente.Já vimos este filme.Se é para EDUCAR,que se universalize o Projeto.Se é para funcionar como PALANQUE ELEITORAL,tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário