A Confederação Nacional do Transporte(CNT) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que o índice de estradas em condições deficientes ou péssimas,em 2009,é de 69%,comprovando o estado deplorável de conservação das rodovias federais.Esse dado confirma que as deficiências da infraestrutura nacional,um dos responsáveis pelo custo Brasil,derruba a competitividade do setor produtivo nacional.
No caso dos portos,no levantamento Doing Business 2010 do Banco Mundial,o Brasil ocupa a centésima colocação entre 183 países no quesito comércio entre fronteiras.O custo médio por conteiner chega a US$1540 contra US$1089 nos países ricos.
O levantamento do The Logistics Performance Index de 2010 mostra que o Brasil ocupa a centésima nona posição no universo de 119 países,no tempo médio para liberação de mercadorias pela alfândega.
Em relação aos aeroportos,o estudo do BNDES mostra que as deficiências se concentram em 13 terminais.O IPEA constata situação de pré-colapso em dez aeroportos essenciais,como Brasília,Santos Dumont,Congonhas e Guarulhos.
Com estes dados,é fácil percebermos que ,em infraestrutura,levando-se em conta apenas estes aspectos o Governo Federal tirou nota ZERO.
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