Nas décadas de 50 e 60,ouvíamos dos cariocas uma alusão pejorativa a nós moradores de Jacarepaguá com o seguinte teor:"Jacarepaguá é lugar de loucos!"A razão era o fato de no Bairro existir o Hospital Psiquiátrico na Colônia Juliano Moreira,Taquara.É claro que nosso bairro não tinha a importância econômica para o Município que tem hoje.Era um local residencial com características rurais.Fruto da especulação imobiliária,surgiu o grande fluxo migratório a partir dos anos 80,adicionando-se a instalação de indústrias e de estabelecimentos comerciais e shoppings, promovendo um crescimento demográfico espantoso,sem que houvesse planejamento e aporte de infraestrutura para tal.
O meio ambiente se degradou,os rios e as lagoas ficaram sem peixes e camarões,facilmente coletados,anteriormente(tornaram-se córregos de material fecal);as encostas foram ocupadas por habitações de risco e houve desmatamento;instalou-se a poluição;a agricultura desapareceu;prédios e condomínios foram construidos.Tudo ocorreu sem o mínimo de cuidado e sem previsão das drásticas consequências ora presentes.Amontoaram-se as casas e as pessoas.Os contrastes entre barracos e palacetes são o retrato de uma carência de política de desenvolvimento.
Aí veio o pior.As vias de acesso para carros,ônibus,caminhões de carga, veículos de transporte alternativo e até carroças não suportaram.Os engarrafamentos enfernizam a vida das pessoas.As principais artérias de trânsito como a Rua Cândido Benício,a Estrada dos Três Rios,a Avenida Nélson Cardoso,a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Geremário Dantas viraram FÁBRICAS DE LOUCOS.O deslocamento intrabairro é desanimador.
Transitar da Freguesia para a Taquara ou Praça Seca ou Pechincha ou Tanque ou Valqueire demanda muita paciência e autocontrole,sem contar que não aparece nenhum guarda municipal para controlar a caminhada ao calvário.É um verdadeiro INFERNO.Agora,sim,Jacarepaguá tornou-se uma FÁBRICA DE LOUCOS para motoristas e acompanhantes.Não será a Transcarioca resolverá.Somente uma ousada iniciativa,construindo um Metrô e organizando o uso dos ônibus e do trânsporte alternativo poderá resolver o caos instalado.
Como a tendência é elevar o fluxo de pessoas no Bairro,o número de veículos será aumentado.O transporte sobre trilhos ligando estes sub-bairros entre si e eles com a Barra e com o Metrô em Vicente de Carvalho pode transformar a vida dos usuários para melhor,reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando o tempo para dedicação a outras atividades como relação com a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário