sexta-feira, 30 de setembro de 2011

UMA CRIANÇA ASSASSINA E SUICIDA OU UMA SOCIEDADE OMISSA E EGOISTA. ?.




Passados alguns dias do fato ocorrido em São Paulo , no qual um menino de 10 anos de idade atirou , pelas costas , em sua professora e , depois , suicidou-se com tiro na cabeça , podemos afirmar que jamais tivemos notícia de que uma criança cometesse dois atos insanos seguidos e típicos de situações de desespero como o trágico da Cidade de São Caetano do Sul.

Já tivemos conhecimento a respeito de adolescentes e de adultos que entraram em escolas e universidades , mataram colegas , professores e funcionários , causaram pânico e , depois , com as investigações , apareceram explicações diversas como distúrbios mentais , paixão , agressões anteriores , ódio por professores e outras razões que alimentaram rancor nos autores dos crimes por acúmulos de decepções , mágoas e fracassos na Vida..

Ainda está em nossa memória o que houve em uma escola municipal de Realengo , quando um ex-aluno , adulto , entrou na unidade e matou crianças.Ele tinha muitas frustrações , disseram .

Mas esse menino tinha só 10 anos de existência. Não poderia ter acumulado tantos infortúnios. O que teria provocado a atitude que representa a maior demonstração de desamor pela própria vida - o suicídio - numa criança ? Esse comportamento anômalo não pode ser examinado superficialmente. Não há como culpar simplesemente o pai que deixou a arma ao seu alcance.

Não há como atribuir à professora culpa por ter ela tomado , talvez , alguma atitude ríspida em relação ao menino .Não há que se reprovar a escola por negligência, deixando o menino armado entrar em suas dependências.

Urge que reflitamos profunda e criticamente sobre o que a SOCIEDADE como um todo está fazendo para educar as crianças. Não falamos de ensinar conteúdo de Matemática , Ortografia ou Ciências , mas de convívio social , religioso e cidadão.

Os programas televisivos , desde os desenhos , passando pelos telejornais sensacionalistas que exploram a criminalidade e os filmes até chegarmos às telenovelas ,não estão distorcendo os valores morais e éticos e prejudicando a formação social da criança ? Ao lado disso e , para piorar , a falta da FAMÍLIA , em razão de motivos diversos , mas principalmente por questões econômicas , com a ausência dos PAIS , não está causando hiato nas relações Pais-Filhos e deixando as crianças sem uma referência familiar ?

A desafagem da ESCOLA e a falta dos pais no binômio FAMÍLIA-ESCOLA não agravaria esse quadro ? A pouca atratividade da IGREJA ( qualquer credo) para as crianças não seria outro componente? As Igrejas se precupam com os jovens e com os adultos . Será que têm o mesmo cuidado com a CRIANÇA ? Estamos nos esquecendo de que a CRIANÇA de joje não é a mesma dos anos 60 , 70 ou 80 . Elas , hoje , vivem no mundo de muito mais informação . E nós ainda não nos demos conta disso...

O consumismo doentio , compulsivo , avassalador e predatório não corroi o tecido social e não provoca egoismo ? A Internet não promove distanciamento do Mundo REAL e cria um MUNDO VIRTUAL que pode ser manipulado pela pessoa a seu bel prazer , gerando egocentrismo e falência dos grupos de vizinhança tão saudáveis para o convívio em sociedade ? E as crianças dominam a internet com muita destreza...

A questão que aqui levantamos é para uma profunda análise. Não temos as respostas para tudo , mas sabemos que estamos trilhando um caminho perigoso. A atitude do menino de São Caetano do Sul é um SINAL DE ALERTA. A Sociedade não está sendo OMISSA ou ALIENADA ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário