sábado, 3 de setembro de 2011

CORRUPÇÃO BRASILEIRA - PRODUTO DE UMA HISTÓRIA DAS ELITES GANANCIOSAS.

A História Política da formação do Povo Brasileiro favoreceu a implantação dos mecanismos que alimentam a corrupção , hoje quase uma endemia. Invasão fortuita , exploração indiscriminada , dizimação de nativos , ação escravocrata , golpes , ausência de população nas grandes decisões e um oligarquia predatória no Comando originaram um povo sem capacidade reivindicante . Miscigenação por captura de africanos e imigração por interesses particulares  e não controlada desembocaram na formação de uma espécie de " RAÇA NOVA" que precisará de muito amadurecimento político para formação de UMA NAÇÃO IDEOLOGICAMENTE CONSISTENTE. E POLITICAMENTE ATUANTE.


POR QUE , NO BRASIL , OS MOVIMENTOS POPULARES NÃO ACONTECEM EM TERMOS POLÍTICOS ? POR QUE O POVO BRASILEIRO TEM A FAMA DE SER ACOMODADO , BONZINHO E PACÍFICO ? POR QUE NOSSO POVO PRECISA DE POLÍTICOS ASSISTENCIALISTAS ? POR QUE OS NOSSOS GOVERNANTES EXPLORAM ESSA FRAQUEZA POLÍTICA PARA SE LOCUPLETAR ? POR QUE DIZEM QUE O BRASIL NÃO TEM MAIS JEITO ? AS RESPOSTAS ESTÃO EM NOSSA HISTÓRIA...


Conta a história que o Brasil foi descoberto , em 1500 , pelos portugueses, por acidente. Desde esse evento fortuito até 1808 , o Brasil mudou de nome duas vezes e serviu como fonte de exploração e enriquecimento de portugueses , franceses e holandeses. Os povos nativos ( os índios) foram criminosamente dizimados por não aceitarem a exploração escrava .

Por outro lado , além dos imigrantes interessados apenas no Poder e no Ouro , foram trazidos para o Brasil , de forma forçada,os negros para trabalhar como escravos. Não havia interesse no desenvolvimento do novo País. Ele era fonte dos interesses particulares dos seus exploradores. Nenhum sentimento de Nação.

Em 1808, às pressas , D.João VI , temendo Napoleão , sai de Portugal e vem para cá. Não por vontade , mas pelas circunstâncias e suas conveniências , promove a criação do Banco do Brasil , de Biblioteca e outras benfeitorias. Afinal , aqui estava o Centro do Poder Luso-Brasileiro. Ao voltar a Portugal , deixa aqui seu filho que , acaba por proclamar a Independência, mas continua no Poder , voltado para os interesses de Portugal , para manter a Monarquia e a Escravidão e ao sabor da elite de então. Nada de Povo.

Assim como Sarney hoje controla os petistas , José Bonifácio controlava o Imperador. Tudo para o bem da minoria. Nunca pelo interesse popular. Nada de Povo.

Em 1824 , D Pedro I nos outorga uma Constituição criada por um grupo por ele escolhido. Nada de Povo...Em 1889 , sem a participação popular , um pequeno grupo de militares proclama a República atendendo à elite que estava desgostosa com a Abolição da Escravidão e com a Monarquia. E nada de Povo. O Povo foi saber muito depois do que ocorrera. A República dos Estados Unidos do Brasil cria estados-membros a partir de províncias. E nada de Povo.

Nos Estados Unidos da América , as Colônias viraram Estados e estes criaram a Confederação . Origens diferentes e antagônicas. Deu no que deu...O Povo não conquista nada...Recebe como dádiva e , por vezes , nem sabe que ganhou. Depois , esse " presente " custa caro. As coisas aqui sempre ocorrem assim : por baixo dos panos...E sem a participação popular...Valem os "acordos espúrios". Passamos por COLÔNIA , MONARQUIA E REPÚBLICA ao longo da nossa História. Durante essas etapas , o que prevaleceu foram os acordos que beneficiaram sempre as elites. Jamais a população foi chamada a opinar . No período republicamos , os tempos de ditadura prevaleceram sobre a democracia . As ditaduras são fontes de CORRUPÇÃO.

Em 1891 , nos deram uma Constituição que ficou até Getúlio chegar. Na Ditadura Vargas , recebemos duas constituições ( 1934 e 1937). E nada de Povo. Getúlio sabia do que o Povo precisava e não precisava perguntar...E nada de Povo...Com a queda de Getúlio , entra Dutra ( seu ex-ministro). É feita a constituição de 1946 (quase uma continuidade da de 1934) . E nada de Povo...De 1946 até 1964 , o Brasl teve a chamada " Experiência Democrática" , interrompida com o Golpe de 1964. Os militares assumiram o Poder e nos deram , em nome da Democracia e do anticomunismo , duas constituições ( 1967 e 1969) . E nada de Povo...

Em 1988 , finalmente, depois de eventos pouco explicados como a morte de Tancredo e o governo Sarney , passamos a ter uma constituição com participação popular. Na prática , o Brasil parece ter sido fundado aí . Contudo , os governos que sucederam a este fato , como Collor , FHC e Lula decepcionaram a população e retardaram a politização dos cidadãos brasileiros. Não há Democracia sem participação popular. Há que haver o entusiasmo pela POLÍTICA .A sociedade precisa investir nisso.

 O Brasil tem jeito. Para tal , com as armas disponíveis na Internet , é necessário que as pessoas atuem mais na fiscalização das práticas político-administrativas para coibir a CORRUPÇÃO , reduzir as DIFERENÇAS SOCIAIS e investir em EDUCAÇÃO . Atuando nesses vetores , certamente , em pouco tempo , poderemos criar uma geração mais atuante e mais promissora . O Brasil tem Jeito! Depende de nós! DEPENDE DE PRÁTICAS POLÍTICAS COM ÉTICA E MORAL .

Nenhum comentário:

Postar um comentário