sábado, 3 de setembro de 2011

SETEMBRO - MÊS DE NOSSA SENHORA DA PENNA .

Há pessoas que não têm vocação para exercer cargos públicos relevantes por não serem dotadas de qualidades indispensáveis para o exercício do Poder , como a altivez , a maturidade , o desprendimento , a noção de Justiça , a sabedoria , a ética , o espírito público , a liderança e a competência.


Quem assume o comando de cargos elevados na administração pública e não está preparado para tal persegue adversários , agride , vinga-se de desafetos , não ouve , não elogia , é egocêntrico e déspota ; acha-se DEUS. E aí prejudica todo o coletivo. Infelizmente , essas pessoas existem.

Para ilustrar , vejamos o caso do PLANO INCLINADO DO MORRO DA PENNA ou mais propriamente da PEDRA DO GALLO . A 160 metros de altura , situa-se, na Pedra do Gallo , na Freguesia , em Jacarepaguá, a Igreja de Nossa Senhora da Penna , padroeira dos artistas , dos jornalistas , das Artes e das Ciências. É um marco histórico do Bairro . O acesso ao topo do morro é feito por meio de uma ladeira íngreme , construida pelos escravos entre 1633 e 1642 e de dificílimo acesso..

A Igreja possui , no seu entorno , uma área usada para o lazer e que proporciona uma vista belíssima da Baixada de Jacarepaguá , da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes e de parte da área entre os macicos da Tijuca e da Pedra Branca. Muito verde à disposição de turistas que apreciam a Natureza . Independentemente do credo , a pessoa pode usufruir desse espetáculo que a Vida nos proporciona . A vista é agradabilíssima e em 360 graus. Poucos cariocas e poucos moradores de Jacarepaguá conhecem o local por conta da falta de informação e pela dificuldade em acessar.

Quando lideramos o Movimento para Construção do Plano Inclinado da Penna ( e poderia ser um teleférico) entre 2005 e 2008 , conseguimos a adesão de 10 mil signatários de um abaixo-assinado para a sua efetivação. Entre as principais justificativas estavam : facilitar o acesso de religiosos , possibilitar que deficientes físicos e idosos pudessem acesar o local , estimular o turismo e promover o desenvolvimento econômico até pela azão de , na Freguesia , termos dois Shoppings e uma enorme população.

Infelizmente , em razão de barreiras como licenciamento ambiental , aprovação do IPHAN , orçamento e licitação , a obra não foi iniciada até o final de 2008. A atual administração da Prefeitura do Rio ignorou o Projeto que já estava até com placa para início das obras e , como em ato de vingança , despeito , ciúme , inveja ou ódio , não deu continuidade. Já se passaram três anos e nada .Como eles ainda têm um ano de governo , estamos na expectativa que atendam ao nosso movimento , porque , como moradores de Jacarepaguá há mais de 64 anos , gostaríamos de ver a obra concluída para o bem de todos os inúmeros interessados.

DIA 9 DE SETEMBRO É O DIA DE NOSSA SENHORA DA PENNA . VISITEM O LOCAL E CONSTATEM O QUE ACABAMOS DE RELATAR.






Nenhum comentário:

Postar um comentário