sábado, 4 de dezembro de 2010

Será que acabou a "farra de consumo" ?

Em 1986,Sarney e o PMDB usaram o golpe do Plano Cruzado (congelamento geral de preços por 12 meses e adoção do "gatinho salarial") para eleger 22 dos 23 governadores de estados da federação.No princípio,houve efeito positivo na contenção dos preços (surgiram até os "fiscais do sarney"),mas, após as eleições, a inflação voltou e mais galopante.Ocorreu uma frustração geral.Foi um golpe eleitoral.

Collor também deu um golpe naquela farsa de "O Caçador de Marajás de Alagoas".Todos os que ganhavam salários altos mantiveram seus ganhos e o Povo foi iludido, elegendo-o Presidente em 1989.E deu no que deu. Hoje,ele é aliado de seus antigos desafetos:Lula e Sarney.Aliás,os três se merecem: ETA TRIO DANADO! A história mostrará um dia os danos que eles causaram ao País.

Lula usou dois artifícios:um para amealhar votos dos mais pobres-o Bolsa Família; o outro,mais ardil , foi criar a falsa impressão de que se tinha dinheiro,conquistando a classe média.O aumento do crédito e a redução do IPI possibilitaram a "farra de consumo",mesmo gerando inadimplência.As pessoas tiveram a sensação de que subiram na pirâmide social.Compraram carros e eletrodomésticos,usaram os limites dos cartões em lojas e supermercados.Ao mesmo tempo,os empresários ganharam com isso.

Passadas as eleições,como sempre ocorre em países como o nosso,a mentira cai por terra,mas os danos são insanáveis:quem tinha que ser eleito (ou não) já está eleito.E fim de papo !

O  Governo anunciou um "pacote de medidas" que limita e encarece boa parte das linhas de empréstimos para os consumidores , o que, segundo os bancos, trará altas imediatas nas taxas de juros do financiamento bancário. Além disso, a autoridade monetária retirou R$ 61 bilhões de circulação com elevação dos compulsórios. Em lugar de reduzir os seus gastos, o Governo optou por medidas que promovem restrição do crédito.O consumidor pagará mais caro por financiamentos,o que poderá levá-lo a adiar algumas compras.Para reduzir a inflação e evitar a ocorrência das chamadas bolhas , diminui-se o dinheiro circulante e, com isso, a demanda.Pode-se,então,conter a inflação.Essas medidas deverão ter seus reflexos em janeiro de 2011.

Não deixa de caracterizar o golpe eleitoral.A partir do último trimestre de 2009, as medidas para aumentar o consumo tinham o objetivo de iludir os desavisados.O inchaço da "Máquina Governamental também hipertrofiou-se para garantir os "companheiros" indispensáveis na campanha eleitoral.Os ganhos dos banqueiros foram garantidos porque havia a necessidade de fundo de campanha.Os patamares de aprovação do governo federal chegaram a mais de 70%.

Agora,como um fósforo apagado,o interesse do consumidor(leia-se eleitor) é descartado no lixo.Temos que estar sempre de olho vivo com essas falsas benesses e acompanhar criticamente os passos das autoridades e os enfoques da Mídia comprometida. Para 2012,os novos artifícios já devem estar no "forno".  Não é pelo consumo que se sobe na escala social.A principal forma é pela EDUCAÇÃO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário