sábado, 18 de dezembro de 2010

Se isso fosse na Grécia,França ou Itália...

Para espanto, perplexidade e indignação de todos, os senadores e deputados aprovaram,em único dia, nas duas Casas do Congresso, aumento de 61,8% em seus próprios subsídios, elevando-os dos atuais R$16,5 mil para R$26,7 mil. Para os ministros e para Presidente da República, o aumento foi de 130%. Se levarmos em conta que o Congresso passou a ano inteiro com mais sessões suspensas do que realizadas, em virtude do ano eleitoral, não se pode esperar reação favorável da Sociedade. Qual foi a categoria de trabalhador que teve mais que 6 % de aumento? Dilma e Mantega não disseram que é hora de apertarmos o cinto e reduzirmos os gastos públicos? Essa atitude não está na contramão ?

No instante em que nos deparamos com a notícia, vieram à nossa mente as imagens dos recentes protestos em Atenas, em Paris e em Roma, com manifestantes indo às ruas e protestando contra as autoridades que tomaram decisões lesivas aos interesses populares e contrárias à Moral e aos bons costumes. Não se discute se os parlamentares, os ministros e o Presidente devem ganhar esse valor nem se é legal ou não.O fato é que o momento é inoportuno.Aqui, no Brasil, não vimos mais que discretos protestos em conversas de botequim, entre uma cerveja e outra, entre um pagode e outro.Discute-se mais a ocupação militar do Complexo do alemão que essa afronta. É lamentável !

O quase ex-Presidente Lula que domina o Congresso, juntamente com Sarney e Michel Temer,em lugar de tentar impedir, com a sua força política, esse descalabro, limitou-se a fazer galhofa e deboche, ao ironizar a decisão dos parlamentares, em discurso para pelegos ligados ao seu governo, e de forma descomprometida, dizendo: " Eles vão ganhar mais e o Lulinha, ó ... ", momento em que arrancou risos e aplausos de uma platéia composta de hienas sustentadas com o dinheiro público para esse fim.

Enquanto isso, para o salário mínimo, o aumento deve ser de 5,9 %; não há dinheiro para o reajuste de aposentadorias e pensões; não há recursos para implementar a PEC-300; não há como investir na Educação, na Saúde, em saneamento Básico, em Habitação, nos aeroposrtos, nas rodovias e ferrovias nem no setor energético.Até quando nosso povo estará adormecido e refém das manipulações de mídia e de pesquisas? Até quando vamos assistir às roubalheiras e aos abusos? Em nenhum país democrático, esses cidadãos cometeriam essas verdadeiras agressões à Ética e à Moral sem uma forte reação popular.É hora de o povo agir !

Nenhum comentário:

Postar um comentário