segunda-feira, 29 de novembro de 2010

E agora,CABRAL ?

É evidente que os bandidos que infernizaram a Região Metropolitana do Rio e, em especial, a Capital Fluminense mereciam um basta.Suas atitudes imperdoáveis criaram uma situação de desespero nos cidadãos de bem e o Estado tinha que atuar.Até aí, tudo bem.Uniram-se Polícia Militar, Polícia Civil, Marinha, Exército (alguns que estavam no Haiti), Polícia Federal e Mídia (especialmente,como sempre, a TV Globo).Todos esperávamos um desfecho mais difícil,pois as autoridades contabilizavam mais de 500 bandidos bem armados no local. Daí ,todo o aparato dos governos estadual e federal para enfrentar um inimigo que se apresentava perigoso.Tanques, caveirões, helicópteros,coberatura jornalística farta e um espetáculo que poderia ser dispensado no tocante à parte pirotécnica.

Para surpresa geral,a tomada do Complexo do Alemão foi muito, mas muito fácil mesmo.Somente 30 bandidos foram presos; poucas vítimas fatais, algumas armas apreendidas e (para o esperado) razoável quantidade de drogas.Dos chefões do tráfico,só três.O que aconteceu? Os bandidos são espertos ou houve acordo para a fuga? Com tantos recursos materiais e de pessoal técnico,não era de se esperar mais prisões? Podemos comemorar o fim das "atitudes terroristas" das últimas semanas,mas devemos ficar de olho aberto com o futuro, pois esse "negócio de droga e de arma" dá muito lucro para muita "GENTE GRANDE".Não nos iludamos. Debaixo desse angu tem carne!

De qualquer forma,houve uma ação do Estado.Não sei se a melhor, mas houve.A Sociedade teve uma resposta. Durante algum tempo, haverá tregua e, portanto, paz na área da Penha e nos barirros vizinhos.Causam-nos espanto, contudo, algumas questões, além da facilidade na tomadas dessas áreas.Por que essa operação não foi feita anteriormente aos atos terroristas,se todos sabíamos que ali estavam os grandes traficantes já que havia recursos e a sociedade reclamava uma ação? Por que os domicílios dos humildes e indefesos moradores que não se encontravam em casa por decisão da Polícia foram violados e saqueados? Quando essa OCUPAÇÃO MILITAR do local for encerrada,qual será a garantia para os que lá vão permanecer? Onde estão os bandidos que não foram presos?

Hoje, em notas na Internet,diversos órgãos divulgam as atitudes de policiais invadindo domicílios, saqueando e danificando patrimônios e agredindo pessoas.Há relatos de crianças e idosos com crises emocionais pelo clima de guerra decorrente da invasão superestimada do Estado.Tomara que a vida daquela gente melhore...As autoridades ,agora,têm que ocupar o local com os serviços essenciais como educação,saúde,lazer,cultura,saneamento, segurança e tudo mais que DINNIFICA A PESSOA HUMANA.Não há mais desculpa para não fazê-lo,pois ESTÁ TUDO DOMINADO.Quem viver,verá  os desdobramentos ...

Um comentário:

  1. Pois é Professor, endosso suas palavras no que diz respeito a essas ações. Esperamos agora, que o Estado, como agregador da ordem, permaneça ali e faça-se cumprir as metas sociais estabelecidas para a comunidade local.

    ResponderExcluir