domingo, 12 de dezembro de 2010

Estado forte, mas injusto!

O Presidente da República vociferou para correspondentes estrangeiros: " A carga tributária no Brasil não é alta.Para o Estado suprir as necessidades da população tem que arrecadar muito.Um inimigo oculto não aprovou a reforma tributária que enviamos ao Congresso". Mais parecendo ser OPOSIÇÃO do que um Presidente que está no Poder há 8 anos e com apoio hegemônico dos Poderes do Estado, ele continuou: "A carga tributária no Brasil é justa.É preciso que o Estado arrecade para oferecer serviços de qualidade,pois quanto mais um Estado arrecada,mais rico será".

E não parou por aí: "Há uma contradição.Você pega o mapa e os países que têm carga tributária muito baixa são países muito pobres. Os que têm carga tributária alta são mais ricos.Aqui na América Latina, há países que têm uma carga tributária de 9% do PIB.Um Estado que arrecada 9% não é Estado.Não existe.Não pode investir".

Essas palavras do "MESTRE" seriam válidas ,se a população tivesse o justo retorno em serviços públicos de boa qualidade como na Suécia,por exemplo.A carga tributária lá é alta,mas os serviços públicos também são de alta qualidade e atendem a toda a população.Nesses países não há,como aqui,corrupção tão elevada,mensalões,gastos públicos com inchaço da Máquina Governamental;não se gasta tanto em propaganda de autopromoção do Governo;não se empregam tantos  companheiros de partido;não se emprega tanto dinheiro para salvar bancos e empresas privadas falidas.

Lá,o Povo não tem que gastar em escola particular, em planos de saúde e os remédios não têm os preços daqui.Estudos da Receita Federal demonstram que a carga tributária,no Brasil,é superior a de países ricos como Japão,Estados Unidos,Canadá e Suiça.Em 2008,os impostos, no Brasil, atingiram 34,41 % do PIB; no Japão,17,6 %; nos Estados Unidos,26,9 % ; no Canadá,32,2 % e na Suiça,29,4 %.

Como,no Brasil,a classe média costuma se utilizar de planos de saúde e, no caso da educação, de escolas particulares para seus filhos(despesas que deveriam ser custeadas pelo Estado com a arrecadação dos impostos) a carga tributária chega perto de 60% do PIB.É preciso que o Presidente pare de brincar com afirmativas jogadas ao ar para uma torcida de desavisados, fornecendo informações distorcidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário