terça-feira, 22 de junho de 2010

CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS AUMENTOU NO BRASIL

A Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde,em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), revelou que os brasileiros estão ingerindo muito mais álcool ,mesmo com a LEI SECA,passando de 16,7% da população em 2006 para 18,9% em 2009.

O resultado foi divulgado em junho de 2010 pelo Ministério da Saúde e o Rio de Janeiro tem uma das mais elevadas taxas,ou seja, 21,0 % .Os maiores valores estão entre os homens e principalmente os mais jovens.

Cabe aqui uma reflexão:não é pedagógico,apenas,reprimir,punir,ameaçar com blitz e outras medidas pirotécnicas e eleitoreiras.A fiscalização deve ocorrer,mas o foco principal deve ser a Educação,priorizando as crianças e os jovens.

As propagandas de cervejas em TV são estimulantes para o consumo do álcool.Pouca eficácia têm frases como:"Beba moderadamente" ou "Se for dirigir ,não beba",pois,além de se apresentarem de forma muito discreta,aparecem ao final do comercial de forte conteúdo estimulante e muito bem produzidos que,inegavelmente,induzem,principalmente os jovens e,mais contundentemente ,em épocas festivas como a que vivemos agora na Copa do Mundo.

Houve época em que as propagandas de cigarro eram associadas ao Esporte:um absurdo que foi banido da TV.O que falta para as autoridades terem coragem de enfrentar as grandes produtoras de cerveja e impedir os comerciais tão maléficos como os que temos ?

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