sábado, 6 de agosto de 2011

CRIMES EM CENTROS COMERCIAIS ASSUNTAM USUÁRIOS.


 Os três casos de violência ocorridos esta semana em shoppings centers da cidade assustaram os frequentadores. Na noite de terça, um sequestro relâmpago, iniciado na Gávea, terminou no Fashion Mall, em São Conrado. Na noite de quarta-feira, três homens foram presos após ‘saidinha de banco’, dentro do Center Shopping, em Jacarepaguá. Ainda na madrugada de quarta, três pessoas foram executadas no estacionamento do Shopping Bangu. A polícia, entretanto, avalia que crimes em shoppings no Rio são, geralmente, furtos.

“A grande quantidade de pessoas, fazendo compras, facilita a ação para furtos de celulares e carteiras”, explica o delegado titular da 23ª DP (Méier), Luiz Arquimedes. Alguns frequentadores estão inseguros. “Já perdi meu carro nas proximidades de um shopping e presenciei roubos aqui dentro. Uma vez, uma senhora teve a bolsa arrancada e foi conduzida pelos seguranças para a cabine da PM”, contou a médica veterinária Adriana Rocha Paula, 36 anos, que estava no NorteShopping. O marido dela, o também veterinário e professor universitário Sérgio Reyes, 58, acha que a região em volta do shopping é perigosa. “Já ouvimos pessoas sendo assaltadas”.

Apesar da presença da polícia, frequentadores reclamam da desordem no entorno de shopping no Cachambi . O comandante do 3º BPM (Méier), coronel Rui França, explicou que a área tem histórico de desordem urbana, o que colabora para a criminalidade: “Estamos fazendo trabalho repressivo com outros órgãos, como prefeitura, Detro e Guarda Municipal, para reverter o processo”.

Em dezembro de 2010 e em novembro de 2011, dois assaltos a joalherias — um no Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, e outro no Top Shopping Nova Iguaçu, com uma morte — alertaram a Polícia Civil, que investigou se quadrilha que atuava em São Paulo estaria agindo no Rio.

A desordem no entorno de alguns shoppings preocupa os frequentadores. “Já vi gente pedindo dinheiro até dentro do centro comercial”, conta a artesã Simone Alves, 43 anos, no NorteShopping.

O carro zero quilômetro da professora universitária Fátima Cruz, 40 anos, foi roubado em rua próxima a um shopping: “Minha filha teve o celular furtado no centro comercial há dois dias”.( Ig)

Nenhum comentário:

Postar um comentário