sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ALUNOS PROTESTAM PELO PASSE LIVRE NA REGIÃO CENTRAL DO RIO.

Polícia usa spray de pimenta e granada de fumaça para dispersar cerca de 300 estudantes em manifestação próximo à prefeitura

Estudantes fizeram na tarde desta quinta-feira uma manifestação pelo passe livre nos ônibus em frente à Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, no Centro. Cerca de 300 alunos, do ensino Médio e Superior público e privado, se concentraram na Praça da Bandeira e interditaram o trânsito por quase 40 minutos, seguindo pelo viaduto dos Fuzileiros até chegar à Avenida Presidente Vargas, no Centro, quando foram contidos por policiais do Batalhão de Choque.
Os agentes utilizaram spray de pimenta e uma granada fumígena (que só sai fumaça) para dispersar os manifestantes que invadiram as pistas. Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que as armas não letais foram usadas para garantir o tráfego no local, já que os estudantes insistiam em bloquear o trânsito.

Entre as queixas dos alunos está o novo sistema ‘Conexão educação’, cartão utilizado pelos secundaristas de todo o estado para pagar passagem e controlar frequência. Para eles, o sistema só trouxe prejuízos, já que houve a diminuição das passagens. “Tínhamos 160 passagens no ano passado e a partir desse ano, a quantidade foi reduzida para 60”, explica uma aluna.

Universitários também estiveram presentes no protesto para reivindicar o programa de meia passagem, que só é concedido atualmente à cotistas e bolsistas do ProUni. O benefício entrou em vigor há dois meses e ainda está em fase de cadastramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário