terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

1ª Parte do Grande Expediente 16/02/2016 Appointment Icon Discurso 1ª Sessão

    Senhor Presidente, Vereador Dr. Eduardo Moura, demais vereadores presentes, senhoras e senhores: Inicialmente desejo a todos que tenhamos um ano de 2016 bem promissor, com inúmeros trabalhos aqui na Câmara, bastante relevantes para a população do Rio de Janeiro.
    Eu gostaria de, depois desse início augurando um trabalho profícuo, voltar a falar da nossa preocupação em relação às eleições para o Conselho Tutelar. É preciso chamar a atenção de toda a sociedade, mas especialmente do Poder Executivo, no sentido de que ainda existem tarefas a cumprir, principalmente no tocante à Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem que cumprir algumas licitações pertinentes para que o processo tenha o êxito esperado.
    Segundo, gostaria de registrar ainda também a nossa preocupação em relação – e voltaremos a falar sobre isso provavelmente amanhã ou quinta-feira com mais detalhes – ao não envio à Câmara do Plano Municipal de Educação pelo Poder Executivo, mais especificamente pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Prefeito da cidade, para que possamos finalmente aprovar esse plano, pelo menos discutir e aprovar, para atender às exigências legais.
    Agora gostaria de abordar o seguinte tema:
    “MEIOS DE TRANSPORTE EM JACAREPAGUÁ DESAGRADAM MAIORIA DA POPULAÇÃO DO BAIRRO.
    Seja pela extensão do seu território, pela posição central no mapa da Cidade do Rio de Janeiro ou pela concentração demográfica, muitos moradores de Jacarepaguá que viram o bairro crescer e conhecem a sua história, como eu, defendem a tese de que um sistema de transporte por linha férrea, como metrô, poderia minimizar os problemas de deslocamento das pessoas, por se tratar de, efetivamente, transporte de massa. A implantação do BRT-TransCarioca, não resta dúvida, para alguns usuários, reduziu o tempo de viagem de casa para o trabalho, melhorando a qualidade de vida. Os passageiros que usam esse sistema desde o ponto de partida, via de regra, não têm grandes problemas, a não ser as filas longas para embarque. Os que reclamam são os moradores das áreas das estações intermediárias, pois os ônibus já chegam lotados. Além disso, as linhas de alimentação contam com número insuficiente de ônibus, o que gera demora e desconforto.
    A maior queixa que chega até nós pela Internet, pelo telefone, nos nossos gabinetes avançados ou até presencialmente em nosso gabinete, se relaciona a supressão de muitas linhas de ônibus que atendiam ao Anil, Gardênia Azul, à Freguesia e ao Pechincha, tais como as linhas 766, Cardoso Fontes-Madureira, que foi substituída pela 966 Freguesia-Tanque, não passando por Praça Seca, Cascadura e nem Madureira; a linha 734, Rio das Pedras-Madureira, que foi substituída pela 877, Rio das Pedras-Tanque, não passando por Praça Seca e Madureira; e a pior de todas, que é a 636 Saens Peña-Gardênia Azul, que foi substituída pela 939 Gardênia Azul-Tanque, não passando por Praça Seca, Madureira, Cascadura, Quintino etc.
    Na verdade, os usuários, para deslocamento para a Praça Seca e Madureira têm que baldear no Tanque e pegar o BRT, que, quase sempre, passa cheio nessa Estação. Se o destino de quem mora no Anil, na Freguesia, no Pechincha e no Gardênia Azul for Cascadura ou Quintino terão que pegar, depois do BRT-Tanque, outra condução. Em razão dessas demandas, enviamos oficio e indicação legislativa ao Poder Executivo, a fim de que sejam avaliadas essas questões para reduzir o sofrimento da população, principalmente doentes e idosos, que são os mais afetados. E aguardamos uma solução rápida já que o contingente de pessoas prejudicadas é muito grande, repito, principalmente na Gardênia Azul, Freguesia, Anil e Pechincha, afetando também Praça Seca, mas os primeiros mais dolorosamente."
    Senhor Presidente, muito obrigado, repito, quero desejar a todos nós vereadores um belo trabalho e com muito êxito para que a nossa população seja contemplada com os resultados.
    Muito obrigado.