segunda-feira, 21 de março de 2011

OBAMA DEBOCHOU DE NÓS OU MENTIU ?

O Presidente dos Estados Unidos disse, ontem, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro , que " O Brasil é um exemplo de democracia" , arrancando aplusos de uma plateia selecionada para esse fim. E aduziu: "O Brasil é um país que mostra que a democracia traz tanto liberdade como oportunidades para o povo". Será que Obama debochou de nós ou não tem informações ( o que não cremos) a respeito do que acontece por aqui ? Onde está a igualdade de oportunidades a que ele se referiu ? Será que , ao passar pela Cidade de Deus maqueada para a sua visita e ocupada por militares por todos os cantos , ele deduziu que todas as favelas estão como a que lhe foi apresentada ?


Um país que se diz dmocrático e onde não há distribuição de chances e de riquezas é um estelionatário no quesito político-administrativo, como é o caso do Brasil. A verdadeira democracia prima pela efetividade das regras de convivência social , de distribuição de riquezas e na prestação de serviços, sem que haja privilegiados diante do sistema, para que os mesmos serviços e as mesmas oportunidades conferidas ao cidadão urbano sejam ofertadas aos cidadãos do interior, do campo , tais como vida digna , saúde ,segurança , educação , trabalho , assistência e previdência social. A igualdade de participação , especialmente , na geração, na produção e na distribuição da riqueza é um dos princípios fundamentais da verdadeira democracia.

Será que Obama acha que há igualdade entre os que vivem nas diferentes regiões do nosso país ? Será que os habitantes do Nordeste têm as mesmas oportunidades que os do Sul e do Sudeste ? Será que apenas pelo fato de ter direito de votar o cidadão está contemplado com uma democracia ? Será que o fato de não haver movimentos fortes e atuantes de oposição no Brasil, vivemos numa democracia ? Ou será que estamos anestesiados por uma enorme gama de informações tendenciosas que sufocam qualquer tentativa de crescimento oposicionista ? Não será uma ignorância ou um desalento com as alternativas políticas?

A democracia foi inventada em Atenas , mas , já no seu berço ,mostrava distorções, visto que só eram eleitos os membros da oligarquia dominante. A ideia de democracia é a de um processo evolutivo. Vem no mesmo diapasão da proibição da escravatura , do colonialismo , do preconceito à mulher , ao negro e ao homossexual. Não é uma opção...é uma conquista. E como tal, vem com o tempo. As profundas desigualdades existentes no Brasil comprovam que a democracia por aqui está engatinhando. Mas ainda a conquistaremos. A fala de Obama sobre democracia agradou a uma clã , aos beneficiários do Poder , às macacas de auditório, mas não refletem a nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário