quinta-feira, 10 de março de 2011

Hipocrisia na questão bebidas alcoólicas.

Há alguns anos, a publicidade sobre cigarros foi proibida em TV e emissoras de rádio. Antes dessa medida estabelecida em Lei, convivíamos com a ambiguidade de informações, pois,de um lado estavam os que anunciavam, aos quatro cantos, os malefícios do fumo, como câncer, enfisema e, do lado oposto, os encantadores anúncios televisivos que associavam marca de cigarro ao esporte , à masculinidade (quando o alvo era o homem) e à delicadeza e ao charme feminino (quando o alvo era a mulher). As imagens eram envolventes e de altíssima qualidade. Era difícil não se sucumbir à tentação de usar um cigarro daqueles para se enquadrar em um dos modelos lincados à marca em questão. O abuso na promoção dos cigarros foi abolido e,nos dias de hoje, quem quer continuar fumando, pelo menos, não pode alegar que está sendo incitado ao vício. Há uma manifestação de vontade sem a frenética indução midiática.


Agora, temos problema análogo em relação ao consumo de álcool.Vivemos um paradoxo louco. As propagandas tentam provocar nas pessoas a vontade de consumir cerveja. Elas associam o consumo da bebida ao sucesso na vida, condicionando a alegria, o sucesso pessoal, a felicidade, os momentos de lazer, a vitória do seu time de coração ou da seleção nacional e, mais perversamente, a obentão de amizades à ingestão da marca da bebida fermentada popular.Trata-se de uma estratégia de envolvimento pelo prazer de viver, como se o álcool tivesse o poder de erradicar da vida de uma pessoa todos os seus infortúnios. Ao final da bem sucedida provocação dotada de recursos de "marketing" muito insidiosos, aparece uma voz chata, curta e rápida informando, de forma desinteressada e pouco convincente : "BEBA COM MODERAÇÃO". Poderíamos qualificar essa frase como o "AUGE DA HIPOCRISIA NA PROPAGANDA". Ela de nada vale, quando precedida por todos os recursos antagônicos que a precederam.

Há, portanto, um paradoxo entre o que é permitido em termos de estimular o consumo de álcool e o que preconiza a Lei Seca. NÃO SOMOS CONTRA A LEI SECA ! Afirmamos isso, antes que alguém nos interprete mal. Mas que há um padadoxo, há. Imagine uma pessoa que trabalhe no Centro da Cidade, em um escritório, e que na sexta-feira, ao final do expediente é "convocada" pelos colegas de trabalho para tomar um Chope em um bar próximo ao escritório.Como ela deve reagir ? Ela chegou às 8 horas da manhã em seu automóvel. Alguém dirá que ela tem alternativas de chamar algum amigo ou parente para levar seu carro para casa ou deixar o carro no estacionamento e pegar um taxi.Será que ela ficará sem o seu o automóvel no fim de semana? O fato é que há toda uma propaganda geradora de um clima que estabelece nas cabeças das pessoas que o chope é símbolo de amizade e quem o recusa ,em qualquer circunstância ,é um deprimido, ou um elitista ou um antipático. Essa é a verdade atual. Por que não se proibe a propaganda de bebida alcoólica nos moldes de hoje ? Os lucros das Cervejarias e do Governo cairão? Danem-se as cervejarias e o governo...Quem aprecia, continuará bebendo cerveja e chope, como ocorreu com o cigarro, mas teremos menos hipocrisia que é ganhar de um lado e punir do outro com prisão ou multa.

A atmosfera criada por essas propagandas atinge, mais facilmente, jovens , principalmente , os universitários.Vejam os bares ao lado das universidades...No Carnaval, quando, simbolicamente o prefeito entrega a chave da Cidade ao rei Momo, o rolo compressor aumenta. Fique diante da TV, em sua casa, e veja o volume de propaganda de cerveja nessa época. Como resistir a essa tentação? Sabemos que a bebida em pauta é diurética. Nos blocos superlotados de pessoas que ingerem cerveja ou chope incessantemente, quantos banheiros químicos serão suficientes para evitar o "xixi" nas ruas? Criar lei para instituir multas objetivando coibir o xixi na rua é ridículo. Há de se encontrar outras soluções que não sejam apenas punitivas e para arrecadar.Não aprovamos o xixi na rua, mas daí a prender por isso, em um país de corruptos impunes...A contradição está exatamente aí : estimula-se a bebida de um lado e pune-se do outro. Um dos maiores patrocinadores do Carnaval é Cervejaria. Que engraçado , não é ?..

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