segunda-feira, 14 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

A Campanha da Fraternidade de 2011 trata da questão ecológica com foco sobretudo no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura de preocupação que está se expandindo , cada vez mais , em todo o Mundo , de respeito pelo Meio Ambiente.


Pelo exposto nas primeiras páginas da Bíblia , a alegria de Deus crescia a cada etapa que terminava, durante os cinco dias em que trabalhou para criar o Planeta Terra. No sexto dia, quando completou sua obra-prima - o homem e a mulher - sua felicidade chegou ao auge. Deus viu que tudo quanto havia feito era muito bom. Infelizmente, esse encanto não durou muito. O pecado não tardou a aparecer e a contaminar tudo quanto existia. Começando por Adão e Eva e passando por Caim e Abel, foi semeando morte e destruição em toda parte. Ao perceber os caminhos tortuosos percorridos pela Humanidade, o Criador se sentiu frustrado e abatido. Deus viu que a maldade do homem crescia na Terra e que todo projeto do coração humano era voltado para o mal.

O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Eden , para que o guardasse e o cultivasse. Após romper a comunhão com Deus, o homem passou a agredir seus semelhantes e a natureza. Ela passou a ser vista não como um presente de Deus para amar e cuidar, a fim de ajudá-la a realizar a tarefa de alimentar e sustentar a Humanidade até o fim dos tempos , mas como um bem que se pode desfrutar, alienar e destruir do jeito que se quer.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente na Igreja do Brasil, no período da Quaresma , desde 1964. Em 2011 , ela traz a " Fraternidade da Vida no Planeta" e o lema " A Criação geme em dores de parto" que tem como essência provocar uma reflexão sobre as consequências do aquecimento global , as mudanças climáticas e os resultados desastrosos causados por esses fenômenos para a vida no Planeta. O Meio Ambiente é motivo de grande preocupação para a Sociedade em geral e esta mobilização social se faz importante , independentemente de opção religiosa , ideológica ou política, tendo em vista que boa parte da Sociedade não tem uma educação ambiental suficiente que desperte a consciência ecológica para a preservação.

O objetivo é discutir com a Sociedade a saúde do Planeta e , por consequência , a saúde e a sobrevivência das espécies. O sistema produtivo , o desmatamento e as queimadas , a monocultura ostensiva , o excesso de lixo , o excesso de veículos , a alteração dos cursos de rios , a descabida ocupação das encostas , o derramamento de petróleo e de outros produtos tóxicos nos ambientes aquáticos contaminando o fitoplancton provocam diversas reações da Natureza. Muitos dos acidentes que temos visto nos últimos anos poderiam não ocorrer ou serem reduzidos se menores fossem as agressões do Homem sobre a sua fonte de vida que é a Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário