sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os dois estilos de ditadura.

Os dois estilos de ditadura: o estilo dos tanques e a ditadura branca. 
A Charge abaixo publicada hoje no jornal "O Globo" dá margem a várias ilações.Vale a pena analisá-la com o devido espírito crítico e reflexivo.

No Egito,o ditador ficou no Poder desde 1981 até ontem (11.02.2011), apoiado por potências como os Estados Unidos e Israel a quem servia. Mantinha sob suas rédias o povo egípcio por meio de medidas restritivas de liberdade e pelo uso de armas e de tanques.Foram 30 anos de submissão.A população derrubou-o pacifica e ordeiramente.

Aqui, a ditadura é disfarçada sob o manto de vetores sinérgicos ,como as sete radiações do arco-iris que, quando se unem formam o branco,sem que a pessoa menos atenciosa perceba o fenômeno natural. Esses vetores conjugados podem ser identificados como o da Informação distorcida (Mídia) ; o da Economia (manipulação de números,estatísticas e índices inflacionários,por exemplo) ; o do Coronelismo (especialmente notados no Norte e no Nordeste brasileiros e nas áreas carentes de todo o País); o do Assistencialismo ; o do loteamento de cargos em comissão e o da cooptação de partidos políticos , de parlamentares e das centrais sindicais; o da despolitização dos cidadão por diversos mecanismos, entre os quais o de não proporcionar boa educação ao POVO; o da manipulação eleitoral, desde uma legislação autoritária que promove a perpetuação dos detentores do Poder Econômico até o sistema de votação e apuração de votos que não são confiáveis.Essa é a Ditadura que apelidamos de BRANCA da qual Sarney,desde a década de 50, se beneficia.

Conte e veja que listamos os sete principais vetores.

Veja a charge de O Globo e perceba como o artista foi na ferida.

Célio Lupparelli
http://www.celiolupparelli.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário