terça-feira, 5 de janeiro de 2016

1ª Parte do Grande Expediente 15/04/2015...23ª Sessão

1ª Parte do Grande Expediente 15/04/2015 - 23ª Sessãohttp://mail.camara.rj.gov.br/icons/ecblank.gif



Senhor Presidente, senhores vereadores, senhoras e senhores, eu venho pela segunda vez a esta Tribuna, mas agora praticamente para prestar contas das nossas atribuições em relação às funções que desempenhamos, além, evidentemente, da função de Vereador, como Vice-Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, como membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e membro da Comissão de Revisão do Plano Municipal de Educação. Desta forma, nós não faremos, na verdade, um discurso e sim uma leitura para registrar as ocorrências importantes que esta Casa tem que tomar conhecimento. Então venho ocupar a Tribuna desta Casa para fazer três relatos importantes.
Como Vice-Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente e membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. No dia 9 de abril, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, participamos da solenidade de assinatura do Pacto de Compromissos pela Plena Garantia dos Direitos da Infância e da Juventude, onde estivemos, inclusive, com a presença do nobre Vereador Leonel Brizola que nos acompanhou. O evento teve início às 10h30m e foi presidido pelo Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, também presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que enfatizou a importância do momento como marco dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Na continuidade, o Desembargador Siro Darlan, coordenador responsável pela Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso, ressaltou que, na mesma ocasião em que assinamos um pacto visando dirimir conflitos que possam afetar a proteção de nossas crianças e adolescentes, vem à tona a diminuição da idade para a maioridade penal, um retrocesso social. Complementou que precisamos garantir a cidadania plena para as crianças e adolescentes e, para tal, faz-se necessário o fortalecimento da rede de proteção aos mesmos. Entre outras definições, assinalamos que o Pacto visa a fortalecer os Conselhos Tutelares, intensificar ações que ampliem o apoio às famílias e a proteção de crianças e adolescentes e cria o projeto “ECA nas escolas".
Ainda em relação à Comissão da Criança e do Adolescente e ao nosso Conselho:
No dia 13 de abril, das 14 às 16 horas, no auditório do CASS (Prefeitura do Rio), estivemos presentes à reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, quando tivemos a oportunidade de constatar pelos relatos, as dificuldades que o Conselho tem para responder às perguntas dos vários que lá estavam, como diretores de creche, de ONGs, e de outras instituições ligadas a criança e o adolescente. Segundo presenciamos há atraso, e temos que chamar atenção para isso, há um atraso, Vereador Leonel Brizola, no repasse de verbas para as instituições para que as pessoas cumpram seus compromissos, quatro meses de atraso. Portanto, a Secretaria de Desenvolvimento Social está em débito com essas instituições. Foi-nos apresentado um cronograma que será cumprido durante o processo de escolha do Conselho Tutelar no período de 2016 a 2019. Além disso, tomamos conhecimento de todo o cronograma das atividades preliminares a serem desenvolvidas pelo Conselho até a realização da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente que será nos dias 13 e 14 de maio na UERJ.
Importante salientar aqui os eixos principais, são seis que vão ser objeto dessa análise nessa conferência:
Eixo 1 - Direito à participação e à educação.
Eixo 2 - Direito à saúde e direito ao esporte, à cultura e ao lazer.
Eixo 3 - Direito à convivência familiar e comunitária, direito a brincar e direito das crianças e adolescentes com familiares encarcerados.
Eixo 4 - Medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional contra a redução da idade penal e o aumento do tempo de internação e violência letal contra crianças e adolescentes.
Eixo 5 - Prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador e violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.
Eixo 6 - Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Ainda, nesta semana, mais precisamente ontem, portanto 14 de abril aqui na Casa, na Câmara, participamos da reunião inaugural da Comissão de Revisão do Plano Municipal de Educação, na qual estipulamos um cronograma de atividades que culminará com o envio de Projeto de Lei contendo o plano revisado à Câmara Municipal para votação do mesmo.
Nisso, nós Vereadores temos uma grande responsabilidade, porque há um tempo a se cumprir.
O Senhor Presidente, como membro da Comissão de Educação e Cultura, vai nos ajudar nesse projeto.
O Encontro foi desenvolvido em cinco momentos:
1º Momento: Apresentação dos membros da Comissão
2°Momento: Apresentação das etapas de elaboração/adequação do PME e da proposta do calendário.
3° Momento: Debate para a definição do calendário.
4°Momento: Apresentação de minuta do Regimento do Fórum Municipal de Educação.
5° Momento: Distribuição de tarefas e a criação de três comissões:
• Comissão de Infraestrutura
• Comissão de Divulgação
• Comissão de Elaboração do Regimento Interno do Fórum.
Nós nos inscrevemos e vamos atuar com o nosso gabinete na Comissão de Infraestrutura.
Desta forma, Senhor Presidente, senhores vereadores e demais presentes, nós cumprimos a nossa obrigação de trazer a esta Plenária o que aconteceu em relação à criança, ao adolescente e à Comissão de Educação e Cultura nesta semana.

Muito obrigado.