Os educadores e os leigos sabem que a inserção social ,principalmente para crianças e adolescentes oriundos das comunidades carentes, pode ser obtida através do fomento das potencialidades destes jovens,por meio do esporte,da pintura,da dança,da música,do teatro e de outras atividades de acordo com as aptidões de cada um.
No Brasil,a Mídia estimula o esporte,ainda que seja com a intenção de auferir lucro, através dos patrocinadores,aproveitando a vocação do nosso povo para o futebol,o atletismo etc.Nada contra .Mesmo que a televisão,as revistas e os jornais ganhem com isto,prestam um excelente serviço neste setor.Muitas crianças e muitos adolescentes têm como única oportunidade de não migrar para o tráfico ou para outras atividades ilícitas,quando encontram estímulo para despertar e desenvolver sua vocação.
Infelizmente, contudo,na contramão desta assertiva,a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro proibiu que os alunos com notas baixas em Matemática,Inglês,Português,História e outras disciplinas participem das competições esportivas, mesmo que oficiais, como forma de punição.Quantos gênios do futebol brasileiro tornaram-se cidadãos ilustres,mesmo não tendo notas altas na escola?Quantos músicos,poetas e até políticos chegaram ao topo da estratificação social sem ter notas altas na escola?Esta forma de punição,em lugar de promover o esforço para aumentar as notas,provocará reação negativa e evasão escolar.A Escola deve usar estratégias para que os alunos estudem.Está correto,pois este é o seu papel e o da família.Mas inibir as aptidões espontâneas gera revolta e o tiro sai pela culatra.
Será que a ESCOLA está evoluindo em acordo com a REALIDADE SOCIAL?
E eu pensei que já tinha visto tudo em termos de ABSURDO...
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