segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rose foi a única chefe indicada por Lula que Dilma manteve.

Rosemary Nóvoa só foi demitida após operação da Polícia Federal revelar que ela usava cargo de chefe de gabinete para fazer tráfico de influência.

Próxima de Lula, Rose ocupava desde 2009 um cargo com salário de 11 200 reais (AE e Reuters)

Rosemary Nóvoa de Noronha, uma das personagens centrais do esquema de corrupção desarticulado pela Operação Porto Seguro, foi a única funcionária não concursada da Presidência mantida em cargo de chefia após a transição de poder entre Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.


Próxima de Lula, Rose, como era conhecida, ocupava desde 2009 um cargo DAS 6 – reservado a secretários, chefes e diretores de departamento, com salários na faixa de 11 200 reais. Rose foi demitida há 15 dias, após a operação da Polícia Federal (PF).

O levantamento sobre os 6.515 servidores federais não concursados que estão em postos de livre nomeação (DAS) mostra que, quanto maior a importância e a remuneração do cargo, menor é a taxa de "sobrevivência" dos remanescentes da gestão Lula – tanto no âmbito da Presidência quanto em ministérios. É nos cargos DAS – sigla de "Direção e Assessoramento Superior" – que se acomodam a maioria dos servidores indicados por partidos políticos.

No caso dos salários mais elevados, de 8.988 a 11.179 reais, não há cota mínima de concursados. São esses postos os mais visados. Mesmo nesses casos, porém, os servidores de carreira são maioria: 60% entre os DAS 6 e 68% entre os DAS 5.
Os dados do Portal da Transparência do governo mostram que, em relação ao começo da gestão, Dilma ampliou o número de cargos DAS (de cerca de 21.700 para 22.300), mas, ao mesmo tempo, reduziu o número de não concursados que os ocupam (de 6.689 para 6.515).( Veja )