quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Biografia de Célio Lupparelli , lida pelo Vereador Alexandre Cerruti , durante a entrega da Medalha Pedro Ernesto, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 04/12/2012.

Célio Cesar Lupparelli faria , filho de Palmerino Faria e Irene Lupparelli Faria , nasceu em 24 de abril de 1947 , na Policlínica Geral do Rio de Janeiro , na Avenida Nilo Peçanha , 38 , Castelo, Rio de Janeiro - RJ. Viveu, desde sua infãncia até o ano de 1977 na Rua Francisca Salles, 677 , Freguesia , Jacarepaguá. Em seguida , mudou de domicílio para Travessa Pinto Telles ,260 ,Praça Seca ,onde reside até a presente data.

Cursou o Primário ( 1954 - 1958 ) na Escola Municipal Virgílio Vázea , no Pechincha ; o Ginásio ( 1959 - 1962) e o Científico( 1963-1965) , no Colégio Arte e Instrução , em Cascadura , sempre com destaque , sendo um dos primeiros alunos de turma.

Formado em História Natural ( Biologia) pela Universidade do Estado da Guanabara ( 1966-1969 ) ; em Medicina pela Universidade Federal Fluminense ( 1981 ) ; em Pedagogia nas Modalidades Administração e Supervisão Escolar , pela Universidade castelo Branco e , hoje , cursa Direito ( oitavo período ) . Concluiu o Curso de língua Italiana , por meio de bolsa conferida pelo Consulado da Itália , em razão de sua relação com aquele País , por via materna.

Ingressou no Serviço Público ,por meio de aprovação em dois concursos, nos anos de 1973 e 1974 , como professor de Ciências Físicas e Biológicas , ficando lotado como regente de turma na Escola Municipal Alexandre Farah.

Foi professor durante 44 anos , incluindo escolas das redes pública e privada , entre as quais , além da já citada , os colégios Dalila Gonçalves ( Tanque ) , Atlas ( Tijuca ) , ADN ( Tijuca ) , IBE ( Méier ) , Miguel Couto Bahiense ( Méier ) , GPI ( Cascadura e Madureira ) , Alcãntara ( Cordovil ) , Oscar Tenório ( Marechal Hermes ) , Presidente Castelo Branco ( Mesquita) , Itália ( Rocha Miranda ) , Dalila Gonçalves ( Freguesia ) , Borges Hermida ( Praça Seca ) e Pentágono ( Valqueire ).

Foi Coordenador e Supervisor Escolar do Colégio Arte e Instrução. Foi diretor das escolas Municipais Alexandre Farah e Comandante Arnaldo Varella,por quase 20 anos.

Em 1972 , venceu o Prêmio Air France de viagem como Professor do Ano , título conferido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado da Guanabara. No mesmo ano , em Maringá , Paraná , recebeu o título de segundo melhor professor de Ciências do Brasil , prêmio conferido pela secretaria Municipal de Maringá.

Oficializou a Semana de Jacarepaguá , para elevar a autoestima dos moradores do bairro, promovendo eventos durante dois anos consecutivos com grande sucesso.

Organizou diversas feiras de ciências intraescolares e interescolares , além de mostras de artes. Promoveu , em 1980 , o levantamento social , econômico e cultural nas regiões de Ricardo de Albuquerque e Anchieta , mas o estudo foi abandionado pelas autoridades da época.
É um dos fundadores do centro Cultural professora Dyla de Sá , na Praça Seca, um dos melhores do Rio.

Criou o primeiro núcleo de atendimento ao pessoal da Terceira Idade na Administração Regional de Jacarepaguá , com o objetivo de descentyralizar o atendimento.
Promoveu mutirões de combate à dengue em Jacarepaguá.

Foi Administrador Regional de Jacarepaguá , Secretário da SECRA , Secretário de Governo do Município do Rio de Janeiro , Vereador e Secretário de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro.

Foi Presidente do Conselho do Clube Olímpico de Jacarepaguá , por dois mandatos de três anos cada. Foi membro do Conselho Deliberativo do Jacarepaguá Tênis Clube. Foi Diretor de Esportes do Clube Olímpico de Jacarepaguá. É Membro do Rotary Valqueire.

Na gestão do ex-prefeito César Maia , conseguiu a Construção da Vila Olímpica do Mato Alto , a Lona Cultural do Pechincha ( Barro Vermelho) , a construção do Parque Urbano Pinto Telles ( Praça Seca ) , a Criação da Subgerência da Comlurb na Praça Seca , as refromas dos prédios das Igrejas de Nossa Senhora do Loreto ( Freguesia ) e Nossa Senhora dos Remédios ( na Colônia Juliano Moreira ) , a reforma da Praça Seca , e a disponibilização do projetos e dos recursos para a Construção do Plano inclinado da Igreja da Penna ( Freguesia ) que está em fase de construção.

Trabalhou como médico voluntário durante três anos nos postos de saúde do Tanque e em Vargem Grande.

É autor de dois livros : O Brasil tem jeito ? ( Volume 1 ) e O Brasil tem jeito ? ( volume 2 ).

Mas , de todas as realizações do professor Célio Lupparelli , a mais importante foi no campo da Educação , pois várias gerações tiveram a sua formação influenciada por seus exemplos de vida com ética , moral , competência e sabedoria. Os prédios podem ser implodidos , mas os ensinamentos que se internalizam nas crianças e nos jovens não podem ser destruidos por mãos humanas. A vida de Célio Lupparelli é uma vida dedicada aos seres humanos e se notabiliza pela sua presença na EDUCAÇÃO.

Tricolor , desde 40 minutos antes do Nada , como dizia o saudoso dramaturgo Nélson Rodrigues , está vibrando com o tetracampeonato do Fluminense Futebol Clube , do qual foi sócio por muitos anos e continua torcedor de arquibancada.