quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Governador:nós é que estamos desesperados;os bandidos,não!

Os projetos e os experimentos sempre devem ser vistos como propostas positivas para tentar resolver questões e criar soluções, seja no campo das ciências seja nos estudos para implementação de políticas públicas.Não concordamos ,entretanto,com os que ,baseados em fins puramente eleitorais,tentaram iludir as pessoas,tratando os ensaios que estão em fase de avaliação,como foram os casos das UPAs(na Saúde Pública) e nas UPPs(na Segurança Pública), como soluções definitivas e exitosas no plano universal da Cidade ou do Estado.Foram projetos pontuais bem-sucedidos em alguns lugares.Só isso.

Foi passada a ideia de que tudo estava resolvido! Chegamos a questionar,na época: será que os bandidos se converteram a alguma igreja e passaram a pregar em nome do "Senhor", em virtude das UPPs ?..Na verdade,12 comunidades têm UPPs e o resto da população ficou menos segura.Foi dito que 150 mil pessoas ficaram livres dos tiroteios,mas ,hoje,são mais de 8 milhões que sofrem com eles.Insistimos que nada temos contra as UPPs.Mas elas não resolvem essa situação do nosso Estado.

A nova realidade no Rio de Janeiro é a que vemos hoje, ou seja, os conflitos se acentuaram entre os bandidos das diferentes facções (que provavelmente se uniram) e o Estado representado pela Polícia: tiroteios, assaltos,arrastões,incêndios,bombas,granadas...O Governador , perdido em suas declarações infelizes, disse, hoje, que os bandidos estão "desesperados".Equivocou-se: os desesperados somos nós que não podemos sair de casa; que não podemos trabalhar.São as crianças que estão ficando sem aulas em virtude do PAVOR que tomou conta da Cidade  e de todo o Estado do Rio de Janeiro; são as pessoas que observam (sem ter como e a quem recorrer) os seus carros queimarem sob o controle dos delinquentes.Os bandidos devem estar se divertindo à nossa custa e,não,desesperados,Governador!

O secretário Beltrame foi mais lúcido em suas declarações, hoje, no RJ-TV: disse que a Sociedade tem que decidir o que ela quer; que deve haver um PACTO  pela Segurança Pública; que não adianta só botar policiamento nas ruas nem medidas repressivas sem se pensar em política a médio e longo prazo para reduzir a marginalidade; que todos devemos nos unir para encontrar soluções; que não é fácil resolver a questão; que as medidas hoje implementadas são paliativas,pois, passado algum tempo,tudo voltará. Beltrame falou certo!

 O CRIME não tem uma única causa e NÃO SERÁ RESOLVIDO apenas com repressão policial. A questão não é tão simples como acredita o Governador. É séria como define Beltrame.Não é para ser tratada de forma espetacular como muitos querem! O MUNDO está perplexo.E não será a Força de Nacional de Segurança que vai inibir a venda e o consumo de drogas, reduzir as diferenças sociais, administrar os presídios, restabelecer valores humanos e resgatar a FAMÍLIA,ressocializar os presos e tratar dos usuários de drogas. A tensão social é GRANDE e algo tem que ser feito paralelamente às ações policiais.A Segurança Pública não é mais uma questão só das Polícias,é de toda a Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário