terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA .

Para dedução no IR, aporte em previdência tem de ser feito até 5ª feira.

Quem tem previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e faz declaração completa do Imposto de Renda pode aproveitar os últimos dias do ano para fazer uma aplicação e reduzir a incidência do imposto sobre o ganho anual.

O PGBL permite que o aplicador desconte o investimento na sua declaração do IR, com a limitação de 12% de seus ganhos em 2011.

Plínio Sales, gerente de produtos da Icatu Seguros, afirma que a entrada de recursos nos planos de previdência em novembro e neste mês é pelo menos duas vezes maior que a média dos outros meses do ano. "Os últimos dez dias úteis do ano correspondem a 75% do volume de entrada em dezembro."

Hoje, as seguradoras comercializam dois planos: o PGBL e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). O segundo é mais indicado para quem faz a declaração simplificada ou é isento do IR, já que não tem benefício fiscal.

No caso do PGBL, tanto os recursos depositados quanto os rendimentos são tributados no resgate, enquanto no VGBL apenas os ganhos sofrem incidência do imposto.

Consultores financeiros afirmam que aplicar em um plano de previdência sem a intenção de investir no longo prazo, apenas para se beneficiar do desconto no IR, não é bom negócio.

Isso porque, com o PGBL, o investidor apenas altera a forma de pagar o imposto, já que terá de recolher o IR na hora de sacar o dinheiro. Para Sales, o investimento em previdência privada passa a ter benefícios com aplicações em um período de pelo menos cinco a dez anos.

Vale lembrar que os bancos estarão abertos apenas até o dia 29 (quinta) para aplicações em dinheiro. Portanto, se a aplicação for em cheque, deve ser feita até dia 28.

DOAÇÕES

A última semana do ano também serve para quem quer doar até 6% do IR devido -valor que também pode ser abatido da conta. Mais uma vez, só pode aproveitar o benefício quem faz a declaração completa do imposto.

Para se enquadrar na dedução, a doação deve ser feita a fundos nacionais, estaduais ou municipais ligados à criança e ao adolescente ou para projetos culturais, audiovisuais ou esportivos aprovados pelo governo. (JB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário