quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CBF e GLOBO : o que há por baixo dos panos ? Por que propaganda ?

Você acredita em bruxas , saci-pererê , assombração ou mula sem cabeça ? Pois é , mesmo não acreditando , você , desde criança , aprende que não se deve duvidar...

Acompanhamos a Seleção Brasileira de Futebol , desde a época da chamada " Seleção Canarinho" de 1958 . Sempre soubemos que a CBF ( antiga CBD ) controlava essa sua " mercadoria " de tal forma que as megaempresas se submetiam aos interesses da entidade maior do nosso futebol . As emissoras de rádio e TV , as revistas e os jornais também se curvavam , de certa forma , à tutela da Confederação .

A CBF tinha , até pouco tempo , até certa influência sobre alguns contratos de jogadores com as empresas que investiam na Copa do Mundo , tais como marcas de bebidas , de chuteiras , de camisas etc. Sempre suspeitamos que , até para serem selecionados , os jogadores ( e a Comissão Técnica ) tinham que aceitar as condições da Entidade para ter relação contratual com tais empresas.

Também  aprendemos , com o tempo , que existe a chamada " Imprensa Marrom " , ou seja , aquela formada por alguns maus jornalistas que , ao descobrirem algo de errado com políticos , empresários atletas , artistas etc ameaçam denunciá-los para se locupletar de alguma forma. Eles ficam reféns desses chantagistas que chegam a soltar algumas informações mitigadas a respeito do possível escândalo para extorquir a sua nova " presa ". É crime grave e existe. É só acompanhar a conduta de certas autoridades.

Desenvolvemos esse raciocínio , porque , assim como quem acaba de ver uma mula sem cabeça , estamos vendo , com espanto , nos últimos dias , uma inversão de comportamento da CBF . Antes , tão poderosa ,e agora , se submete a gastar dinheiro na TV Globo para divulgar seu trabalho na Seleção e nos campeonatos brasileiros. Por que essa mudança ? Teria algo a ver com as denúncias de Joseph Blatter contra Ricardo Teixeira e João Havelange ? A TV Record  fez ampla cobertura do caso . A Globo , não ! Seria uma troca de " gentilezas " ? O que há por trás desse novo modelo de ação da CBF ? Fazer propaganda , como fazem os governos municipal , estadual e federal , para ter o apoio da maior emissora de TV do País ?

Podem crer : há algo de sinistro nessa história ! Um dia tudo virá à tona !...  Quem viver verá !..

Um comentário: