quarta-feira, 28 de abril de 2010

Atenção para as Eleições 2010!!

A partir de hoje, os pré-candidatos à Presidência da República, José Serra e Dilma não deixam mais dúvidas sobre as suas intenções em concorrer ao Palácio do Planalto em outubro. Marina Silva, já havia confirmado. Falta Ciro Gomes se definir. Como estamos em plena semana da Páscoa, poucos estarão tomando ciência do processo que se inicia.

Acabada a versão BBB-2010 e, após a Páscoa, o foco dos brasileiros ainda não serão as eleições. Teremos a Copa do Mundo na África do Sul, misturando-se com as festas caipiras. Se a Seleção Brasileira vencer a Copa, teremos mais uma semana ou duas de festejos.

Èbrios de felicidade, os brasileiros só se darão conta do pleito para escolhermos Presidente da República, Governadores de Estado, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais muito próximo do grande momento cívico.

Com uma Legislação Eleitoral que dificulta a discussão e o debate em torno da Política, sobrará pouco tempo. Em consequencia, quem já tem mandato de deputado federal ou estadual levará uma grande vantagem, prejudicando os novos quadros que poderiam emergir no cenário político. Em relação aos majoritários, levarão vantagem os que fizerem alianças para obter maior tempo de televisão.

Este contexto nos mostra que não podemos condenar o eleitor brasileiro, afirmando que ele vota mal. O que ocorre, entre outras razões, é a falta de informação para que a escolha seja a melhor possível. Por isso, muita atenção para as eleições este ano!

CÉLIO LUPPARELLI

Professor, Medico, Administrador, Pedagogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário