sábado, 25 de junho de 2011

INCRÍVEL PARADOXO : CRIME AMBIENTAL DO IBAMA.

O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é um órgão executivo da PNMA, sob a forma de uma autarquia federal, foi criado pela Lei 7735/89, de 22 de fevereiro de 1989. Ele está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente - MMA, sendo o responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA - e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais ( água, flora, fauna, solo, etc). Ele é ainda responsável pelos estudos ambientais e pela liberação das licenças ambientais, de empreendimentos a nível nacional. O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente, federal ( IBAMA ), estadual ou municipal, permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.


Pois é , 270 pássaros foram apreendidos pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional em Manaus e correm risco de ser sacrificados pelo Ibama se não puderem ser devolvidos à Venezuela , país de origem dos animais ou se não for encontrado um criadouro adequado às espécies. São canários-da-terra , pintassilgos , bicudos e rouxinóis que foram transportados de forma ilegal em gaiolas escondidas em bagagens e estão sob os cuidados do Iama.

Condenamos veementemente a possibilidade de sacrificar esses animais que já foram vítimas de seus caçadores. Há de se encontrar uma saída para a questão. Muito fácil essa proposta de matar os animais , mas não é compatível com a função do Ibama e nem pode ser aprovada pelas pessoas de bem desse País.

Um comentário: