segunda-feira, 19 de março de 2012

Um gestor público não se corrompe sozinho . Em regra, obedece ao seu superior !

As denúncias veiculadas pela reportagem da Rede Globo a respeito das fraudes , da corrupção , da formação de cartel e outros crimes nos processos de licitações na saúde colocaram em evidência empresas que têm inúmeros contratos de prestação de serviço com o governo estadual e com a prefeitura do Rio , além dos hospitais federais alvos do trabalho jornalístico.

No Jornal Nacional de hoje , alguns dos envolvidos nas atividades delituosas deixaram claro que muitas obras do governo do Rio e da Copa do Mundo estão metidas nessas falcatruas.

O Rio de Janeiro está poluido , podre , enlameado , maculado por essas ações . Chegou a hora de a sociedade civil dar um basta nisso , agir e exigir a apuração minuciosa  , atinja a quem atingir. Hoje , o Brasil olha o Rio como terra de corruptos. É hora de a OAB , a Igreja , a Mídia independente , os poucos políticos do bem e de todas as entidades sérias usarem os meios legais para banir essa gente da vida pública. O lugar de todos eles é na cadeia.

Embora útil e muito esclarecedora , além de estarrecedora , a reportagem ficou devendo a informação sobre quem são os gestores que ocupam , de verdade , o lugar que o repórter disfarçado de agente publico ocupou no hospital pediátrico para colher as informações imundas.

É absolutamente indispensável o aprofundamento das investigações para se chegar aos chefes das quadrilhas do lado do poder público. Os empresários e as empresas foram identificados e desmascarados , mas nenhum gestor faria essas negociatas sem ter o aval de seus superiores , já que as quantias em dinheiro vivo eram elevadas. O gestor está lá por ser pessoa de confiança de alguém que lhe é superior , alguém que é seu " padrinho político". Ele não caíu do céu !

Os gestores poderiam ficar com uma pequena parcela do trambique , mas os tubarões abocanhariam a maior fatia do bolo , para suas campanhas eleitorais , para o enriquecimento ilícito e para engordar as suas contas bancárias nos paraísos fiscais. Os " peixinhos " e os tubarões devem ser " pescados ".

Não se pode falar em agente público , sem identicar os seus nomes . Não podemos enodoar a imagem toda uma classe injustamente . Se as tramóias que envolvem gente grande da vida política do Rio de Janeiro não forem desvendadas e se os delinquentes não forem punidos , inclusive com cadeia e devolução do que furtaram do povo , os cidadãos levarão outro golpe. E continuarão desacreditando na política do Rio de Janeiro.

O Rio não merece estar com essa imagem ! O nosso povo quer saber quais foram os beneficiários desses crimes do lado do poder público. Os empresários e as empresas já estão na berlinda.