quarta-feira, 28 de março de 2012

Operação no Jacarezinho tem 11 presos e três baleados . Uma das vítimas é uma senhora que levava uma criança para a escola. 

Por que constranger as pessoas humides e trabalhadoras ? Não há outro jeito?

O fato de não sermos especialistas em segurança pública não nos impede de refletirmos sobre o que vem acontecendo na cidade do Rio. Hoje , os jornais relatam detalhes da operação realizada no Jacarezinho. Ao SBT , um delegado de polícia , comentando a incursão policial, descreveu a trajetória das drogas descobertas. Segundo ele , elas saem do Paraguai , passam por Foz do Iguaçu e São Paulo para chegar ao Rio . Um dos locais de distribuição é o Jacarezinho. Disse, ainda , que há meses está na investigação. Então , a polícia tem o mapa do percurso da droga. Isso deveria ser bom.

Por que não interromper esse fluxo conhecido , antes de chegar às comunidades pobres como o próprio Jacarezinho , a Serrinha , o Complexo do Alemão , a Maré , a Rocinha , entre outras , onde há um enorme contingente de pessoas que nada têm com as drogas , trabalham , estudam e querem viver em Paz ? Pela lógica ,seriam evitadas muitas mortes e diversas desgraças aos já sofridos moradores desses locais.

Por que tanta gente pobre , os idosos , os cadeirantes , as crianças e os jovens têm que ficar submetidos ao domínio dos tráficantes ou às ações beligerantes das incursões policiais ? Se a trajetória da droga fosse neutralizada , não teríamos as inconvenientes invasões de caveirões , os tiroteios , as balas perdidas e as mortes de inocentes decorrentes das lutas entre traficantes pelo domínio das áreas ou de traficantes e policiais para sua ocupação. Aí , sim , teríamos a tão desejada PACIFICAÇÃO. Onde há tiros , não há PAZ ! Não é óbvio ?

A prevenção , por meio de uma efetiva vigilância repressiva e não corrupta nas fronteiras , nas rodovias , nas embarcações em rios e em todas as entradas por água e  nas aeronaves de todos os tipos , usando-se a tecnologia existente , poderia impedir que a droga chegasse aos pontos preferidos pelos traficantes , ou seja , as vulneráveis comunidades pobres e reduziria essa tensão social.

Quanta GENTE GRANDE ganha com o tráfico de drogas ? Por isso , não se atua nesse vetor. Prefere-se o constrangimento dos menos favorecidos. E isso traz Mídia , sensacionalismo e programa de TV. Elege até deputado e governador !  A bem da verdade , os usuários são pessoas das classes média e alta que sobem os morros ou visitam esses lugares para satisfazer a sua bestialidade. Ou mandam alguémn buscar . E quem sofre são os mais pobres , os que não têm condição financeira para consumir aquilo que lhes traz o verdadeiro inferno.

Há necessidade de uma efetiva ação preventiva , inibindo-se ou banindo , tanto quanto possível , a rota de entrada de  drogas no Rio. Pelo menos , para que elas não cheguem aos lugares onde pessoas já injustiçadas socioeconômicamente pela história se submetam a mais esses ultrajes.