quarta-feira, 7 de março de 2012

O Olhar da Tecnologia na Sociedade Contemporânea. O PERIGO DA INTERNET .


O uso da Internet por crianças e adolescentes da forma incessante e obcessiva como temos observado pode se transformar no solo fértil para o brotamento de personalidades deformadas , egoístas e destituidas das características inerentes à existência da Sociedade.

O encerramento de uma pessoa em uma sala , voltada exclusivamente para o MUNDO VIRTUAL , desde os primeiros anos de sua vida , quando seus valores éticos estão se consolidando , é um risco incalculável.

Uma sala fria , ampla , refrigerada , com lâmpadas fuorescentes ; janelas e portas fechadas ; uma pessoa lá dentro e mais ninguém; computador, impressora, mouse e teclado. Tudo mudo, surdo , cego e inerte. Que ambiente macabro !

Programas , planilhas , ícones , fichas , e-mails , cadastros, twitter , facebook, blogs, sites , pesquisas , jogos e orkuts.Tudo passivo em relação à vontade da pessoa que controla as ações e as reações da máquina. Acessa somente a quem lhe interessa e deleta aquilo que não lhe agrada. Uma pessoa CRIA E DOMINA UM MUNDO. ESSE MUNDO É SEU; SOMENTE SEU. Que perigo !

Os relacionamentos são , portanto, virtuais; o Mundo é virtual e feito ao sabor dessa pessoa. Ela o elege ; ela o controla ; ela o domina. Tudo o que não está no modelo por ela idealizado é por ela eliminado com um simples toque , como fazem os ditadores , os déspotas ao sacrificarem seus adversários.

O que se deve esperar das gerações assim formadas ? Será que esse " avanço" tecnológico ao lado do enclausuramento produzirá homens com a sensibilidade social e humanística reclamada por nós ? Onde fica o " calor humano " fundamental para a socialização ? As expressões faciais , os timbres de voz , as lágrimas , os suores , os tremores , as reações das mãos que podem demonstrar mentira ou verdade , alegria ou tristeza , fé ou desconfiança , aprovação ou reprovação não são identificáveis pela reação gélida e tumular das máquinas , obedientes e escravas da vontade humana.

O Homem avança ou recua diante dessas manifestações para estabelecer a harmonia social. A máquina não oferece dados para a avaliação. O seu uso, portanto , deve ser disciplinado sob pena de , em lugar de estar a serviço da melhor qualidade de vida e da inclusão , se converter em fator desencadeante da desagregação social.