quinta-feira, 1 de março de 2012

Finalmente , o Ano começou...

      Como de hábito, o ano começou agora, depois do Carnaval... Desde o final de novembro até o momento, vivemos de festas. Agora, é pra valer. È claro que muita coisa continua como dantes: os trens da Supervia atrasam todos os dias, andam superlotados, sem refrigeração, mal conservados e enguiçando. O Metrô e as barcas, assim como os ônibus seguem o mesmo cenário de absoluto desrespeito pelos seus usuários. E ocorre o aumento de tarifa nas barcas e no Metrô, sem a menor justificativa plausível.
                        Os hospitais estão sem médicos, sem enfermeiros, sem leitos, sem macas, sem aparelhos indispensáveis para diagnóstico e, pasmem, até sem algodão, gaze e esparadrapo. Mas esses mesmos hospitais estão cheios de pacientes jogados pelos corredores e sem o devido atendimento, não por conta dos poucos médicos existentes, mas por falta de condições mínimas para o exercício da Medicina.
                        As escolas continuam recebendo projetos mirabolantes e inexequíveis. Sem sair do Gabinete, algumas pessoas "bolam" tais projetos e enfiam nos diretores e professores goela abaixo. A evasão escolar aumenta assustadoramente; cai o número de matricula; aumenta a insegurança nas escolas; o pessoal da educação se desmotiva e se evade do Magistério em busca de novas oportunidades.
                        O trânsito inferniza a vida dos que se deslocam de casa para o trabalho e vice-versa. São cerca de duas a três horas para ir, o mesmo tempo ou mais para voltar. Não há planejamento; as obras são feitas sem se respeitar a qualidade de vida dos trabalhadores que usam carro, ônibus, vans ou táxi. Não importa; todos ficarão loucos em breve. E ainda querem derrubar a Perimetral, sem ouvir a população interessada.
                        As obras e as compras superfaturadas surgem a todo instante. As licitações caíram de moda. Os vereadores e os deputados assistem a tudo passiva, estranha e coniventemente. Por conta de acordos espúrios ficaram com “rabo preso” e nada podem reclamar diante dos desmandos do Poder Executivo. A maior parte da Mídia está, também, comprometida e engessada. Por interesses estranhos só aborda os temas que interessam aos governantes ou fazem maquiagem a respeito de dados e estatísticas para tentar ludibriar os cidadãos. Ninguém fiscaliza obras feitas irregularmente.
                        Não há uma política de prevenção ao uso de drogas, preferindo-se o uso de atitudes “policialescas e pirotécnicas”, objetivando resultado eleitoral em detrimento do que seria mais lógico, ou seja, tratar a questão como caso de saúde pública e como epidemia que, hoje, desagrega a sociedade e causa tantos delitos.
                        A indústria das multas, os reboques, a antipática taxa de iluminação pública com valores abusivos, as multas, as repressões aos mais pobres são marcas dessa administração da Prefeitura que é cópia do que faz o Governador do Estado.
                        Mas, o ano começou e será um ano decisivo, pois vamos ter eleições. Daqui a sete meses escolheremos novo Prefeito e vereadores. Vamos acompanhar o processo eleitoral com atenção para tentarmos mudar o quadro caótico em que a Cidade e o Estado se encontram. Essa é a vantagem da Democracia. Podemos tentar mudanças. Se não acertarmos, tentaremos de novo, quatro anos depois.