segunda-feira, 19 de março de 2012

A história da reportagem das fraudes em licitações da Saúde no Rio.

A reportagem sobre fraudes e corrupção nas licitações em unidades de saúde no Rio de Janeiro que foi ao ar ontem , no programa Fantástico da TV Globo , foi repetida hoje , pelos telejornais da emissora e comentada por diversos jornais .Mostrou os procedimentos delituosos nas diversas transações entre agentes do Poder Público e empresas já conhecidas por diversas denúncias , como a Toesa , a Locanty , a Rufolo , a Bela Vista e a Construir.

 A Controladoria Geral da União já havia apontado irregularidades , fraudes em licitações , formação de cartel e corrupção , mas ninguém tomou as devidas providências. Tudo ficou no esquecimento. Daqui a um mês , essa reprotagem também cairá no esquecimento.E os criminosos voltarão a agir.

No caso da Toesa , a Mídia deu ampla cobertura no escândalo das ambulâncias e carros de mata mosquito , cujos preços pelos reparos eram mais altos de que para compra de um veículo novo do mesmo tipo. Em relação à Locanty , os desaparecimentos de carros nos depósitos da Prefeitura demonstraram que veículos sob custódia do Município do Rio eram furtados  e vendidos ,durante o período em que estavam, apreendidos, aguardando a presença de seus proprietários. E nada aconteceu. Não é estranho? Qual a razão dessa inércia por parte das autoridades?

A Rufolo foi denunciada por aumentar o peso das roupas de hospitais que eram lavadas por ela para justificar a elevação dos preços que cobrava. Mesmo com as denúncias da Mídia , não houve providências por parte das autoridades governamentais . Agora , tudo se agravou. É isso: a IMPUNIDADE alimenta o CRIME ! Se não fosse a reportagem pontual , tudo continuaria. Imaginem o que vem acontecendo com as obras pela Cidade e pelo Estado ! E as obras dos estádios de futebol para a Copa ? Quantos superfaturamentos ? Quantas fraudes ? Quantos enriquecem ? o ?

A corrupção tem sua efetivação pela ação criminosa de dois vetores: o do corruptor e o do corrupto. Em geral , os gestores ( ordenadores de despesa) não são servidores públicos concursados. Essa função é desempenhada por pessoas de confiança de seus superiores , em razão de sua relevância . Passam a fazer parte do quadro de servidores em virtude da sua nomeação que é feita por secretários municipais e estaduais , pelo Governador ou pelo Prefeito.

Temos que  reservar cuidado nas afirmativas , pois não seremos justos ao colocarmos os servidores como parte dessas tramas. Entretanto , o que salta aos olhos é a complacência das autoridades públicas do Poder |Executivo com as tais empresas. Por que elas continuam servindo ao governo estadual e à prefeitura , a despeito de tantas´e fartas denúncias? O que está por trás disso tudo ? Agora , com o escândalo promovido pela reportagem da Globo , vão ameaçar , descredenciar etc. Elas vão mudar de nome e voltarão com outra máscara , porque os compromissos são altíssimos...