sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Royalties : a PM mente ?

Hoje , os jornais do Rio publicaram que a PM estimou em 150 mil o número de participantes na passeata-show em defesa do Rio no que tange ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo . Jornalistas independentes consideram que foram cerca de 20 mil , no máximo. Quem está falando a VERDADE ?

Para esclarecer a controvérsia , levantamos algumas questões:

1-A manifestção tinha ( ou deveria ter ) cunho político para pressionar o Congresso e a Presidente Dilma.
2-Com os inúmeros casos de corrupção , nos últimos anos , maculando a imagem dos governantes e dos políticos em geral , o povo não se sente motivado para participar de ações políticas.
3-Não há , hoje , no Brasil , um político com liderança capaz de mobilizar 10 mil pessoas em praça pública.
4-O tema é relevante , mas os cidadãos comuns não têm a percepção de que terão benefícios imediatos com os royalties.
5- Os desvios dos recursos públicos , em prejuízo de serviços essenciais com Saúde , Educação , Saneamento Básico etc , em favor de corruptos e de megaempresários , geraram um desinteresse por temas como esse que visam mais à entrada de dinheiro nos cofres dos governos que nos bolsos dos cidadãos.

Os que lá compareceram são , na maioria , as pessoas nomeadas nos gabinetes de políticos , os detentores de cargo comissionado , alguns funcionários liberados do ponto e " pressionados por suas chefias" , grupos interessados na farra dos trios elétricos , nas músicas funk , nos sambas de enredo , na " cervejinha , pois o calor não estava mole e coisas do tipo. Foi um momento de lazer , não político...E Dona Dilma viu isso.

Foi , na verdade , mais uma festa de Cabral e seus adeptos que um fato político. A causa é justa , mas os que a vocalizavam não têm credibilidade junto à massa popular. Não houve o fato sócio-político .

O Governador apelou para o apoio daqueles que há poucos meses seu governo açoitava . Os bombeiros , os professores , os médicos e demais servidores públicos foram submetidos à truculência de sua Tropa de Choque quando reivindicacam melhores condições de trabalho e de salário. Cabral não hesitou à época. Prendeu , bateu , humilhou , ofendeu...Agora , como ele poderia contar com aqueles sobre os quais tripudiou ? Repetimos : a causa é JUSTA, mas deve ser liderada por quem tem CREDIBILIDADE e  ESPÍRITO PÚBLICO .   

Mais espantoso ainda é o fato de o Governador e o Prefeito precisarem do povo para resolver essa questão . Eles , durante as campanhas eleitorais , se apresentaram como " AMIGOS " de Lula e Dilma no famoso bordão : " JUNTOS PELO RIO" . Não seria hora de usar dessa amizade e pedir à Dona Dilma que vete o Projeto ou que , antes disso , use de sua força esmagadora no Congresso para votar a questão a favor do RIO ? E o pior é que a Mídia entra nessa e alguns desavisados , também....

2 comentários:

  1. Bom dia Professor! eu iria postar isto no meu perfil do Facebook pois é exatamente que vejo também a questão dos Royalties!sou funcionária pública do governo e do município do Rio de Janeiro! fiquei estarrecida quando no noticiário vi uma multidão de "puxa saco", ignorantes políticos, a turma do "oba oba" lotou a manifestação farsante do Governador do Rio de Janeiro! Não acredito na participação da PMRJ e muito menos CBERJ, saúde e edução! Lamentável....

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade. Pode postar o nosso texto no seu facebook. Dessa forma , estaremos esclarecendo às pessoas que não têm visão crítica, ou seja , que estão sendo covardemente manipuladas. A questão dos Royalties do petróleo é importante , mas não mais que a Educação , a Saúde e o combate à CORRUPÇÃO . Nessas , as autoridades não aparecem . Por quê ?

    ResponderExcluir