segunda-feira, 7 de novembro de 2011

" CHOQUE DE ORDEM " ?

"Ordem Pública "

Choque de Ordem na Lapa multa 58 veículos e reboca 7 por estacionamento irregular.

05/11/2011

A operação Choque de Ordem Lapa Legal realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) com apoio de guardas municipais, na noite de sexta-feira e madrugada deste sábado, multou 58 veículos e rebocou 7 por estacionamento irregular na região." (extraído do portal da Prefeitura do Rio de Janeiro na internet)

Prezados,

Um dos carros rebocados ontem à noite foi o meu. Ele estava estacionado a cinco metros da placa de estacionamento e foi rebocado às 22h56 de sexta-feira.

A placa diz que, de quinta a domingo, das 19h às 5h, o estacionamento é reservado aos táxis. Entretanto, há uma ressalva: eventos na Lapa.

Entendo que, nos dias em que não houver eventos na Lapa, qualquer carro pode estacionar no local, de quinta a domingo, das 19h às 5h.

E mais: salvo engano, ontem não houve qualquer evento na Lapa. O que ocorre é que, a partir de mais ou menos 20h das sextas-feiras, a Guarda Municipal interdita o trânsito de veículos no trecho da Av. Mem de Sá onde se concentram os bares e as casas noturnas. Ora, essa interdição de trânsito é considerada evento na Lapa? Apenas se bloqueia a passagem de veículos. Pra mim, isso não é evento na Lapa, mas apenas o comércio local funcionando normalmente com um mero bloqueio de veículos. E a tal placa, próxima da qual o meu carro estava estacionado, fica na Av. Gomes Freire, onde não havia qualquer bloqueio do trânsito.

Enfim. Pra mim, a placa não é clara. O que é evento na Lapa? E onde estava sinalizado que havia ou haveria evento na Lapa naquele dia? Evento pra mim é um show, um bloco, uma passeata, um comício, um trio elétrico, uma manifestação, uma maratona, uma reunião de motoqueiros, um campeonato de um esporte ou qualquer coisa do gênero realizada em via pública. Os bares abertos normalmente pode ser considerado evento só porque a rua foi bloqueada ao trânsito? E ainda que possa, como o cidadão fica sabendo que haverá um evento na Lapa no dia tal ou qual? Não sou frequentador habitual da região e, ainda que fosse, não sou obrigado a saber o que a Prefeitura entende ser ou deixar de ser um evento na Lapa. Se o bloquio de trânsito na Av. Mem de Sá, que somente depois do meu infortúnio fui descobrir ser semanal (e não eventual), é considerado evento na Lapa, que se altere a placa de modo a melhor informar o cidadão quanto à proibição de estacionamento naquele ponto da Av. Gomes Freire de onde o meu carro foi rebocado.

Vejam a definição de evento extraída do site da Prefeitura: "Consideram-se eventos as atividades esportivas, recreativas, culturais ou artísticas, de caráter excepcional, realizadas em áreas públicas e particulares." (grifos meus).

Um bloqueio de trânsito feito semanalmente é considerado de caráter excepcional? O movimento de pessoas ao redor de bares e de casas noturnas é considerado atividade esportiva, recreativa, cultural ou artística?

Para mim, meu carro foi irregularmente removido do local pela Prefeitura. Em razão do ocorrido, tive de suportar uma despesa superior a 200 reais (corridas de táxi, diária do veículo no depósito, cópias de documentos e taxa de reboque), fora a multa que está por vir. E o que é pior: minha mulher, que está grávida de sete meses e me acompanhava no momento do "sumiço" do carro, ficou nervosa na hora e se sentiu mal . Para piorar, as chaves de casa estavam no carro e eu tive de incomodar uma pessoa da família a 1h30 para nos socorrer e nos dar abrigo.

Esse é o Choque de Ordem muito bem organizado do Sr. Prefeito Eduardo Paes.

Roberto Pinel

Nenhum comentário:

Postar um comentário