segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ditadura nas escolas municipais do Rio ? Absurdo na Alexandre Farah!

No próximo final de semana , haverá eleições para diretores das escolas municiapis do Rio  para um mandato de 3 anos , segundo  a Resolução SME n.1133 de 16 de maio de 2011.

A rigor , não será uma veradeira eleição. Ocorrerá uma consulta à comunidade escolar, mas as regras são muito estranhas para que se preencha a função de diretor de cada unidade escolar.Essa "eleição" poderá não valer nada,pois, além de a Secretaria Municipal de Educação (SME) exigir dos candidatos certificados de cursos por ela promovidos , eles terão que se submeter a uma entrevista feita por pessoas que pensam que entendem de escola . São tecnocratas de gabinete metidos a conhecer educação pública , sem ( alguns deles) terem experiência em turma ou em gestão escolar.

Os cursos online não substituem a experiência no campo ! Mesmo depois de eleitos ( escolhidos) pela comunidade , não estarão certos de que assumirão , porque terão que complementar , obrigatoriamente, o curso de atualização em um tal de Módulo II. Simplesmente , ridículo ! Isso é manipulação !

O desempenho de um diretor de escola não pode ser medido , apenas , por uma prova . Também as dispensáveis entrevistas nada mensuram até mesmo pela fragilidade dos avaliadores. Além disso , atribuir a uma diretora (ou diretor) incompetência pelos índices de IDEB só pode caber na cabeça de quem não vai às escolas para acompanhar o trabalho pedagógico das unidades. São pessoas de Gabinete refrigerado .

Outra medida autoritária se encontra no artigo quinto , parágrafo primeiro da abominável resolução , onde se verifica a intenção de afastar as diretoras quando não estiverem "rezando na Cartilha dos poderosos da SME". Isso faz lembrar o tempo do "Chaguismo", no qual as diretoras eram cabos eleitorais de vereadores.

Esse Blog recebeu diversas reclamações de responsáveis quanto ao que ocorre na Escola Municipal Alexandre Farah , em Ricardo de Albuquerque. A Chapa formada pela Diretora Adjunta , que hoje responde pela Escola , devido à aposentadoria da Diretora , e pela Coordenadora Pedagógica , que tem o apoio do Corpo Docente , foi impugnada pela Banca da SME ( os tais tecnocratas de Gabinete ).

A referida "Banca" alegou o elevado percentual de reprovação da Escola, esquecendo-se de que a Unidade atende alunos do sexto ao nono anos , sendo que os alunos do sexto ano são oriundos de escolas próximas. Então , todas as escolas no entorno erraram. Esquece-se , ainda , que, neste ano, a Escola foi premiada pela SME , devido à melhoria de desempenho em relação ao ano anterior. Tal premiação equivaleu ao 14 salário. Ué , deram o prêmio para quem não merecia? Ou foi ato político-eleitoreiro? Ou não avaliaram?

O corpo docente está indignado com a decisão da SME em vetar a Chapa.

Cabe , ao final , uma pergunta : Esse grupo que está à frente da Prefeitura não foi contra o Sistema de Ciclos que eles chamaram de aprovação automática.? Por que  , então , impedir a candidatura de uma Diretora que comanda professores que avaliaram os alunos como eles defenderam em campanha eleitoral em 2008?

Falam uma coisa e praticam outra? Onde está a Ética ? Querem que aprovem ou não ? Os critérios dessa gente são muito subjetivos e contraditórios. Essa insegurança não cabe na EDUCAÇÃO !

7 comentários:

  1. BOA TARDE AMIGO
    VOCE TEM RAZÃO E UMA VERGONHA O QUE
    ESTÃO FAZENDO COM OS MAIS POBRES
    NESSE GOVERNO ATUAL.

    ResponderExcluir
  2. Um governo de um sujeito egocêntrico!

    ResponderExcluir
  3. Caro Professor Célio, vivemos ou não em uma democracia? Como podemos ficar calados diante de tanta injustiça?

    ResponderExcluir
  4. A mesma coisa acontece na Escola Waldemar Falcão em Oswaldo Cruz na 5ª CRE. A atual adjunta que era até março de 2011 CP, virou adjunta, e as coisas da adminstração anterior, caiu nas costas dela, e não validaram a chapa dela. Detalhe: comunicaram a ela por telefone e pronto!
    Alegaram relações interpessoais (os professores estão apoiando a candidatura); instalações físicas(a CRE já foi avisada várias vezes e diz q nunca tem dinheiro; e baixo rendimento no ideb: a meta era 3,8 e a escola ficou com 3,3). Isso é democracia??????

    ResponderExcluir
  5. Na 2ª CRE está acontecendo o mesmo descaso com os professores. A exemplo das escolas Desembargador Oscar Tenório(Gávea), Georg Pfisterer(Leblon) e Abílio Borges(Humaitá), dentre outras, dizem que mais de 20 escolas, só na 2ª CRE. As justificativas para o INAPTO são as mesmas: IDEB baixo. Querem milagre?! Conceitos mascarados, com salas entupidas de alunos sem base nenhuma dos anos anteriores? Já mascararam o IDEB colocando os defasados nos "projetos"; quanto se pagou aos institutos privados... o que querem mais?
    Como o calendário de eleição, remoção e provas do Município é ínfimo e pra ontem, as escolas não tem tempo de se organizar para tentar impedir este massacre!
    De onde vão tirar administradores pras escolas?Serão os administradores dos sonhos da Secretária, pra que ela consiga o IDEB de ouro? Vão trabalhar pela gratificação irrisória de R$ 1.200,00 do Diretor e de R$ 600,00 do adjunto? Será que eles serão importados da China, do Paraguai ou de "São Paulo"? Cadê o SEPE? Vão deixar a Educação do Município tomar essa rasteira??? GREVE JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  6. Seria interessante que todas as escolas em que esteja ocorrendo esse tipo de pressão absurda os professores , os demais servidores ou os pais se manifestassem , trazendo os problemas a público. Divulgamos , agora , as duas denúncias da 5 CRE e 2 CRE . Essa pressão pode ser uma estratégia de cunho político-eleitoral de alguns membros da CRE ou da SME , pensando em outubro de 2012 ou para " mascarar" resultados dessas avaliações inoportunas patrocinadas pela SME.

    ResponderExcluir
  7. professor Célio, agora chegou a hora das escolas em vacância. O que nos espera desta vez?
    Existe uma CRE com 19 escolas em vacância.
    O que nos espera ?

    ResponderExcluir