sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Não-Violência Contra a Mulher.

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A Polícia Civil prepara uma agenda especial com palestras e outros tipos de eventos até o dia 5 de dezembro, para conscientizar a população e, especialmente, as vítimas desse tipo de crime de que é preciso procurar as autoridades competentes.

Criada em 2006, a Lei Maria da Penha foi um marco importante para o combate à violência contra a mulher. De acordo com a delegada Sueli Murat, titular da Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam), a norma tornou possível proteger as vítimas:

"A Lei Maria da Penha foi essencial porque forneceu as ferramentas necessárias para que possamos punir os agressores e estabelecer as medidas protetivas para resguardar as vítimas, algo que é muito importante para garantir a segurança das mulheres", lembra.

O exemplo está até nas novelas: em Fina estampa, a personagem Celeste (Dira Paes) sofria constantes agressões por parte do marido Baltazar (Alexandre Nero), até que procurou a delegacia. O marido ficou preso e, desde então, não comete mais qualquer ato hostil.

Para a delegada Sueli Murat, o mais importante é a mulher conseguir tomar coragem para denunciar o agressor, que geralmente está dentro de casa: "Quase sempre o agressor tem relação afetiva ou de parentesco com a vítima. É preciso tomar coragem para quebrar esse ciclo de violência, que aumenta cada vez mais", explicou a delegada. ( JB, 25).








Nenhum comentário:

Postar um comentário