sábado, 16 de junho de 2012

Prefeito do Rio " decretou " o fim da dengue , mas se esqueceu de " combinar " com o mosquito.

Os homens podem seguir determinações , ainda que absurdas , estabelecidas em decretos , mas os animais não têm essa subserviência. Em geral , os decretos carregam forte dose de autoritarismo , por não surgirem com base em amplos debates sobre os temas que abordam. Refletem a vontade de uma pessoa ou de uma minoria deconectada do sentimento coletivo.O Prefeito decidiu que a dengue acabou , mas não avisou ao mosquito transmissor . O díptero , indisciplinado e não obediente ao nosso " alcaide ", continuou a picar as pessoas. A prefeitura acabou com pólos de dengue , mas o mosquito não lhe deu bola. E muita gente está contraindo a doença e superlotando as unidades de saúde. Por que essa medida foi tomada ?

Os meios de comunicação , estranhamente , receberam e veicularam a notícia oficial de que a dengue teria acabado na cidade do Rio , sem fazer uma pesquisa de campo . Uma simples visita de um jornalista a uma dessas unidades constatará o que estamos afirmando : a dengue não acabou e seus índices aumentam geometricamente.

Desde o final de semana passada , fomos picados por um desses insetos mal educados , que não seguem as ordens do prefeito do Rio. Por isso , contraímos a dengue. Em lugar de usarmos o nosso plano de saúde , procuramos o Posto de Saúde Professor Mazao Goto , na Sulacap , onde fomos atendidos nesses seis dias. Tivemos mais uma bela experiência de vida. As autoridades dos govenos deveriam usar o serviço público de saúde para avaliar melhor o desempenho dos servidores dessa área.

Durante uma semana , ficamos boa parte de cada dia , no Posto da Sulacap. Pudemos acompanhar a dedicação de todo mundo que lá trabalha. Com a saída dos que estavam compondo o pólo de dengue , os médicos e enfermeiros tiveram que se superar. Todas as pessoas eram atendidas com atenção , com dedicação e superação das dificuldades. Concluímos que as autoridades dos governos apostam nisso. Sabendo que os servidores fazem mais do que podem , criam obstáculos.

Sabíamos da importância dos servidores públicos para o interesse da população que não dispõe de planos de saúde ou de recursos financeiros para procurar hospital particular, tanto que , em nosso Blog , por diversas vezes , escrevemos sobre a necessidade da valorização do pessoal da saúde pública , seja nas condições de trabalho ou na questão salarial. Agora , quando vivenciamos como paciente a sua luta em favor de uma boa qualidade na prestação de serviços , não temos dúvida de que essa deve ser uma luta de todos nós: A VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLCOS. Certificamo-nos de que temos razão em pedir atenção para os servidores públicos.

Ao tempo em que AGRADECEMOS aos servidores do Posto de Saúde Professor MAZAO GOTO ( SULACAP ) , em nosso nome e em nome de todos os pacientes que lá estiveram nesse período , assumimos o compromisso de continuar lutando para que os governos parem com as terceirizações na Saúde e na Educação e reconheçam a importância de se manter um quadro de servidores estimulado e qualificado.

MUITO OBRIGADO AOS SERVIDORES DO MAZAO GOTO ( POSTO DE SAÚDE DA SULACAP ) !

Célio Lupparelli