quinta-feira, 21 de junho de 2012

Imprensa internacional repercute crise entre Lula e STF.


A crise institucional ocasionada pela reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já ganha repercussão na imprensa internacional, motivada pela notoriedade do líder petista, considerado um dos homens mais influentes do mundo por diversas publicações nos últimos anos.

O The New York Times, para muitos a publicação mais influente do mundo, dedicou um longo artigo ao tema. De acordo com o jornal americano "o cenário político brasileiro foi abalado com a notícia de que Lula, o líder político contemporâneo mais influente do país, pressionou um juiz da mais alta corte a atrasar o julgamento de um escândalo de compra de votos no Parlamento".

The New York Times afirma em artigo: "cenário político brasileiro foi abalado "O Washington Post, também um dos mais importantes periódicos americanos, também tocou no assunto, relembrando que o escândalo mensalão, motivo do conflito, veio à tona em 2005, durante o primeiro mandato de Lula. A matéria ressalta que ele "nunca foi responsabilizado e deixou o poder em 2010 com os mais altos nível de popularidade já registrados" no Brasil.


Principal periódico argentino destaca a ligação de Gilmar Mendes com o tucano José SerraO jornal argentino Clarín destaca que "Gilmar Mendes sempre deixou clara sua preferência pela oposição (especialmente suas ligações com o candidato presidencial do PSDB José Serra)" e mencionou também a eclosão da CPMI do Cachoeira, nos últimos meses.