sábado, 16 de junho de 2012

Por que não deixam a Perimetral em PAZ ?


Prefeitura antecipa em nove meses início da demolição da Perimetral.


A prefeitura antecipou em nove meses o início da demolição do Elevado da Perimetral. O que estava previsto para janeiro de 2014 começará em abril de 2013. A pista sentido Aterro do Flamengo, no trecho entre a Rodoviária Novo Rio e a Rua Cordeiro da Graça, em frente ao Armazém 16 do Cais do Porto, será a primeira parte da estrutura a ir ao chão.

A decisão de antecipar os trabalhos foi tomada, segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Jorge Arraes, porque as obras da futura Avenida Binário — via alternativa que está sendo construída na Zona Portuária — deverão ficar parcialmente prontas em abril. Com a entrega do trecho da nova avenida, o tráfego de veículos poderá ser desviado, substituindo parte do trajeto da Perimetral.

— As alças da Avenida Binário, projetadas para passar ao lado da Rodoviária Novo Rio, ficam prontas em fevereiro do ano que vem. Já uma parte das pistas da nova avenida será entregue em abril, abrindo caminho à demolição gradual da Perimetral — diz Arraes.

A demolição desse trecho do elevado deverá levar três meses. No período, as faixas de rolamento da Avenida Rodrigues Alves que ficarem imediatamente abaixo da área de desmonte ficarão interditadas.

Os motoristas que estiverem no Elevado do Gasômetro, com destino à Zona Sul ou ao Centro, serão desviados para o Binário pelas alças ao lado da rodoviária. Dali, eles seguirão pelas pistas da nova avenida até a Rua Cordeiro da Graça, de onde o fluxo retoma o trajeto da Rodrigues Alves. Uma rampa provisória será construída na Rodrigues Alves para que os veículos possam voltar à Perimetral, seguindo o caminho até o Aterro do Flamengo.

A intenção inicial da prefeitura era começar a demolir o elevado apenas em janeiro de 2014, depois que todo Binário estivesse pronto. Com a mudança de estratégia, os motoristas começarão a usar a nova avenida antes mesmo da entrega dos dois túneis que estão sendo escavados na Zona Portuária para fazer parte do Binário: um sob o Morro da Saúde e outro sob o Morro de São Bento e a Praça Mauá.

Pelo cronograma da prefeitura, todo o Binário deverá ficar pronto em dezembro do ano que vem. E a Perimetral será demolida gradualmente até dezembro de 2015, quando a Zona Portuária já deverá ter passado pela reestruturação de ruas e avenidas para absorver o trânsito do elevado.

— As negociações com o consórcio da Rodoviária Novo Rio correram bem e as obras das alças estão andando bem. Antes achávamos que não seria possível já ter as alças prontas até abril. Com essa certeza, adiantamos o cronograma — explicou o presidente da Cdurp.

Na quinta-feira, a prefeitura concluiu a demolição do bar Porreta, que estava no caminho das obras do Binário. Nas próximas duas semanas, o consórcio Porto Novo, responsável pelas obras, construirá a rampa de acesso ao terminal provisório de ônibus criado num antigo galpão nas imediações da Novo Rio. Para esse local serão transferidas as 30 linhas de ônibus que hoje operam no Terminal Rodoviário Padre Henrique Otte, a ser demolido em julho. A transferência das linhas deverá acontecer no primeiro fim de semana após o encerramento da Rio+20.

— Nessas duas semanas, o Sindicato das Empresas de Ônibus também providenciará a instalação de boxes e banheiros para os despachantes das empresas de ônibus — acrescenta Arraes.

O material retirado do desmonte da Perimetral (concreto, asfalto e aço) será utilizado nas obras de reestruturação urbana das ruas da Zona Portuária. O presidente da Cdurp informou ainda que as vigas metálicas retiradas serão guardadas para reutilização em obras viárias em outros pontos da cidade:

— São vigas que, apesar da idade do elevado, estão íntegras. Vamos discutir com a Secretaria municipal de Obras a reutilização dessas peças metálicas.

R$ 1 bi para obras no Porto até junho de 2013.

Na sexta-feira, a Cdurp assinou a ordem de início de mais uma etapa das obras de revitalização da Zona Portuária, incluídas no contrato da parceria público-privada (PPP) assinado pela prefeitura com o consórcio Porto Novo no ano passado. A PPP prevê investimentos de R$ 8 bilhões em obras e serviços no porto do Rio nos próximos 15 anos. Nessa etapa — que se estenderá até 15 de junho de 2013 — a previsão é que seja repassado ao consórcio R$ 1 bilhão para a continuidade dos trabalhos na região.

Os recursos serão usados na abertura de 11 quilômetros de novas vias públicas; na conclusão de 40% da estrutura do Museu do Amanhã, no Píer Mauá; e na abertura do Túnel da Saúde e do Túnel Ferroviário, que passa embaixo do Morro da Providência e será usado pelo sistema de Veículo Leve sobre Trilhos do porto. O consórcio instalará ainda um reservatório de água ao Morro do Pinto.

Gastos na 1ª etapa de obras: R$ 840 milhões.

Iniciadas em junho de 2011, as intervenções da primeira etapa das obras do projeto Porto Maravilha consumiram R$ 840 milhões. Ontem foi divulgado o balanço dessa fase, que contou com a elaboração e aprovação dos projetos executivos, licenciamento das obras, pesquisa arqueológica e início de escavação de túneis. Na avaliação do presidente da Concessionária Porto Novo, José Renato Ponte, o trabalho foi feito dentro do cronograma e segue de acordo com o previsto.

— Estamos muito satisfeitos com a execução dos trabalhos até agora — comemorou ele.

O trecho que compreende cinco milhões de metros quadrados da região portuária recebeu diversos serviços também nesse período. Foram 64 mil quilômetros de ruas varridas e recolhidas 15 mil toneladas de lixo domiciliar e 12 mil toneladas de lixo público. Foram trocadas ainda 912 lâmpadas e recapeados 4.900 buracos com asfalto ou concreto.

Além disso, foram atendidas 5.500 ocorrências de tráfego no trecho de obra. Os serviços incluem também 96 reparos em pontes e viadutos, incluindo o Elevado da Perimetral. ( Extra )