sábado, 30 de junho de 2012

Ensino regilioso confessional na Cidade do Rio - um equívoco da Prefeitura.

Espíritas não terão aula de ensino religioso.

Os estudantes espíritas das 80 escolas municipais que começarão a ter aulas de ensino religioso a partir do segundo semestre não terão a disciplina do seu credo. O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro deliberou por não aderir ao projeto da prefeitura de implementação da modalidade confessional nas salas de aula.

O Conselho Espírita argumenta que essa atividade deve ser gratuita , não cabendo pagar a professores para o ensino religioso em escolas municipais. Alega , ainda , que há , no Rio , mais de 700 casas espíritas e que qualquer pessoa que se interessar pode visitar uma delas e aprender os conhecimentos gratuitamente. Reforça sua decisão defendendo a tese de que a cabe à FAMÍLIA a formação religiosa dos filhos , não sendo função da ESCOLA.

Outro argumento é que o " confessionalismo religioso " nas escolas não é recomendável , pois, embora seja tal ensino facultativo ao aluno , sua inclusão legal em carga horária curricular poderá acender atavismos segregadores do ódio entre religiões que tanto já fizeram sofrer a humanidade.