terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Veja como anda o Ensino no Brasil.

No Brasil, só 14,7% dos alunos do 9º ano sabem o esperado em matemática e 26,2% para português. No 5º ano, são 32,5% e 34,2%, respectivamente.

enviar por e-mail
Porcentual de alunos com aprendizado adequado à série por cidadeNo Brasil, só 14,7% dos alunos do 9º ano sabem o esperado em matemática e 26,2% para português. No 5º ano, são 32,5% e 34,2%, respectivamente. Veja no seu município
* campos são obrigatórios
corrigir
Porcentual de alunos com aprendizado adequado à série por cidadeNo Brasil, só 14,7% dos alunos do 9º ano sabem o esperado em matemática e 26,2% para português. No 5º ano, são 32,5% e 34,2%, respectivamente. Veja no seu município
* campos obrigatórios
Apenas 14,7% das crianças matriculadas no último ano do ensino fundamental no Brasil, incluídas as de redes públicas e particulares, sabem o mínimo esperado em matemática para esta etapa.

Em língua portuguesa, são 26,2%. Entre os mais novos, que estão no 5º ano, o dado melhora um pouco: 32,5% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 34,2% em português.

Os dados de 2009 apresentados nesta terça-feira pelo Movimento Todos Pela Educação são medidos pela Prova Brasil, aplicada a estudantes pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos.

Se forem analisadas por cidade, uma novidade divulgada este ano pela organização, as estatísticas são ainda mais alarmantes.

Em nenhuma capital brasileira metade dos alunos alcançou o mínimo esperado para a série que cursava em 2009.

Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a que teve melhor resultado entre as crianças do 5º ano, com 49% tanto em língua portuguesa como em matemática. No 9º ano, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ficou na frente com míseros 18,9% em matemática e 38% em língua portuguesa. Macapá tem os piores resultados entre as capitais com o ponto mais baixo em matemática para o 9º ano, com só 3,6% dos estudantes sabendo o mínimo.

O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG, desde 2006: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada ate os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado a sua serie; 4) Todo jovem com Ensino Médio concluído ate os 19 anos e; 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Em relação à meta 3, a ONG usa os resultados da Prova Brasil. Como os últimos dados gerais conhecidos do Brasil ainda são os relativos a 2009, que já estavam no relatório de 2010 do movimento, os organizadores foram adiante este ano e detalharam os porcentuais por município.

Os dados do ensino médio não podem ser desmembrados por cidade porque não há uma prova universal para a etapa. Apenas algumas escolas fazem a Prova Brasil. Ainda assim, os dados já apresentados no relatório anual do Todos Pela Educação no ano passado mostram que 90% dos estudantes da etapa não aprendem o mínimo e este nível vem sendo mantido há 10 anos.

A Cidade do Rio de Janeiro ficou nas seguintes colocações :

Português    -   quinto ano    -  1098 lugar ( milésimononagésimo oitavo lugar ) dentre os municípios.

Português    -   nono ano      -  1397 lugar.

Matemática  -  quinto ano    -  1488 lugar.

Matemática -   nono ano      -  1777 lugar

Fonte : Ig