sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

VEJAM MAIS ESSA AGRESSÃO AO COMPLEXO DO MARACANÃ !

Rio prevê acabar com piscina e pista do Maracanã .

O governo do Rio de Janeiro prevê o fim do Parque Aquático Julio Delamare e do estádio de atletismo Célio de Barros para viabilizar a concessão do complexo do Maracanã à iniciativa privada.

A derrubada das duas arenas tradicionais do esporte brasileiro, que não serão utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016, é uma estratégia do Estado para conseguir atrair grandes empresas especializadas em gestão de estádios para a licitação, que deverá ocorrer antes da Copa do Mundo de 2014.
Vista aérea do Maracanã em foto de 30 de maio de 2011
Vista aérea do Maracanã em foto de 30 de maio de 2011 com as piscina abaixo à esquerda
Com a saída das duas instalações, os empresários ganhariam espaço para erguer um centro comercial e um edifício-garagem no complexo do Maracanã, o que aumentaria o potencial financeiro do investimento.

A informação que prevê a derrubada do Célio de Barros e do Julio Delamare consta de edital publicado nesta sexta-feira no "Diário Oficial" do Rio para que empresas se apresentem para realizar estudo de viabilidade econômica com vistas à concessão do Maracanã.
Arte/Folhapress
Conheça em detalhes o projeto do Maracanã para a Copa-2014; clique aqui
Segundo o documento, os interessados devem desenvolver estudos que permitam a reconstrução das duas instalações a uma distância de pelo menos cinco quilômetros do complexo.

O governo do Estado afirma que a demolição é uma possibilidade. Disse ainda que houve erro no edital publicado e que os novos equipamentos deverão ser previstos a uma distância de até cinco quilômetros do Maracanã.

Inaugurado em 1978, o parque aquático foi reformado por R$ 10 milhões para o Pan de 2007. Lá foram realizadas as partidas de polo aquático.A pista do Célio de Barros foi aberta em 1954 e virou estádio vinte anos depois.

O local abrigou durante anos treinos de duas estrelas do atletismo brasileiro: Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico de salto triplo em 1964 e 1968, e Aída dos Santos, atleta que participou dos Jogos de 1964 e 1968.
Suderj - Divulgação
Imagem mostra arquibancada cheia de torcedores no jogo de inauguração do estádio
Imagem mostra arquibancada cheia de torcedores no jogo de inauguração do estádio

No Pan, o estádio serviu de centro de convivência.

O documento solicita ainda estimativas de investimentos, receitas, custos e despesas operacionais do Maracanã. O trabalho servirá para o governo estipular o valor mínimo da licitação.
Pede também a definição de metas e resultados a serem atingidos pela futura concessionária do complexo.

Há 15 anos o governo do Rio tenta privatizar o estádio, mas esbarra na dificuldade de a iniciativa privada conseguir viabilizar financeiramente a operação.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) quer que o estádio já esteja concedido à iniciativa privada durante a Copa-2014, quando será o palco da final. O governo do Rio vai gastar quase R$ 1 bilhão na reforma do estádio.
O empresário Eike Batista e a Traffic já manifestaram interesse em participar da disputa pela concessão.

JÁ VIRAM O AMIGUINHO INTERESSADO ?