segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Por que a TV Globo foi liberada pelo TRE - RJ e não vai transmitir o horário eleitoral do Segundo Turno ?


14/10/2012 20:57


Muita gente nem se deu conta, mas a propaganda eleitoral no rádio e na televisão recomeçou ontem (sábado), nas cidades onde haverá 2º turno. Aqui no nosso estado teremos 2º turno em São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda.


A legislação eleitoral é clara, as emissoras de rádio e televisão abertas, por serem concessões públicas são obrigadas a transmitir a propaganda eleitoral. No entanto aqui no Estado do Rio, a TV Globo foi liberada pelo TRE - RJ sob alegação de que transmitiu a propaganda da cidade do Rio de Janeiro onde não haverá 2º turno.

Ora, todos sabem que houve uma distribuição entre os 7 canais abertos, um transmitindo a propaganda de determinada cidade, para que os maiores colégios eleitorais tivessem espaço na televisão, e não apenas a capital. Se em algumas cidades como o Rio de Janeiro a eleição foi decidida no 1º turno, isso não isenta a TV Globo de transmitir a propaganda (a CNT também se beneficiou sob alegação de não haverá 2º turno em São João de Meriti), afinal teremos 2º turno em 5 cidades do Grande Rio, área abrangida pela emissora líder de audiência.

Bem, o fato é que a Globo deve estar muito agradecida ao TRE - RJ. Suas concorrentes mais próximas, SBT, Record e Bandeirantes terão que transmitir o horário de propaganda eleitoral na hora do almoço e de noite, enquanto a Globo exibirá a sua programação normal e vai fazer a festa no IBOPE. ( Blog do Garotinho )