segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alimentos que aceleram a cicatrização.



                                           Rico em vitamina C, o brócolis auxilia a cicatrização .


Há quem passe açúcar e pó de café em ferimentos para acelerar a cicatrização: mitos que podem até piorar o quadro. Mas a ciência mostrou que a alimentação pode, sim, ajudar a curar feridas. Basta saber o quê e quanto comer para ver o resultado. A dica vale tanto para machucados leves como para a recuperação pós-operatória.

— Algumas substâncias em conjunto trabalham para multiplicação adequada das células que vão reconstruir o tecido lesionado. Assim o processo é muito mais rápido e saudável — diz a nutricionista clínica Ana Ceregatti.

A alimentação balanceada também tem influência na produção de anti-inflamatórios naturais do corpo, estimulando a defesa contra as possíveis infecções envolvidas na cicatrização.

— Nesse sentido, um nutriente importantíssimo é o ômega-3. Encontrado principalmente na linhaça, ele é um tipo de gordura que o organismo não consegue fabricar e que, por essa razão, precisa ser ingerido diariamente — orienta a nutricionista, que aponta ainda o óleo de canola e sardinhas como boas fontes de ômega-3.

Já a vitamina C das frutas cítricas estimula a produção de colágeno, proteína que forma e dá firmeza à pele.

— As frutas são muito versáteis, podendo ser consumidas no café da manhã, durante as refeições ou como parte dos pequenos lanches — ensina a especialista.

Pimentão cru (especialmente o amarelo), agrião, couve, brócolis e repolho, também ricos em vitamina C, devem ser ingeridos regularmente durante almoço ou o jantar.