quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA LONA CULTURAL DE JACAREPAGUÁ.

 Em 2001, um grupo formado por artistas, artesãos e músicos se reuniu com o então Administrador Regional Prof. Celio Lupparelli  com o objetivo de trazer um espaço cultural para Jacarepaguá.

Nosso bairro havia perdido o Cine Baronesa que poderia ter sido transformado em um grande teatro , mas os administradores e os políticos não se interessaram .Os representantes das diversas " linguagens culturais " reclamavam , pois o grande bairro , com enorme extensão geográfica e com a população em crescimento exponencial , não poderia ficar sem uma Lona Cultural .

Alguns anos antes , Célio Lupparelli e Antônio Cerqueira , entre outros abnegados , conseguiram a desocupação do espaço na Rua Barão 1180 , na Praça Seca , para fundar o Centro Cultural Professora Dyla de Sá.

Em abril de 2001 , Célio Lupparelli procurou o Secretário Municipal de Cultura , Artur da Távola , para que se atendesse ao clamor popular e se construisse a lona cultural de Jacarepaguá . Poucos meses depois , Artur foi substituido por Ricardo Macieira que deu prosseguimento ao projeto lona em Jacarepaguá

Um ano depois, houve a realização da audiência pública no Jacarepaguá Tênis Clube para definição do local a ser implantada a Lona Cultural. Lá estava Célio Lupparelli comandando a assembleia que teve mais de 500 pessoas presentes , aprovando a luta pela CULTURA.


Devido a diversos problemas, a obra foi paralisada e retomada várias vezes. Até que, finalmente, em setembro de 2007 foi inaugurada com capacidade para 400 pessoas.

Início da construção da Lona Cultural de Jacarepaguá.

E as obras continuam ...


Da mesma forma que foi incansável na construção da Vila Olímpica do Mato A
Alto , Lupparelli foi decisivo na implantação da Lona Cultural de Jacarepaguá.


Célio Lupparelli na inauguração do novo espaço cultural.
Desde então, é um sucesso de público e a Lona Cultural Jacob do Bandolin, situada entre o Tanque e o Pechincha .É considerada a melhor de toda a Cidade, com shows e eventos em todos os fins de semana.