sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AOS SERVIDORES PÚBLICOS.


                     Homenagem pelo dia do funcionário público



Servidores Públicos


Neste tempos de mercado ( lugar no qual se vendem homens entre outros objetos – Eduardo Galeano) , de neo-liberalismo feroz , de individualismo grotesco , que leva o homem à solidão , à angústia e ao desespero; de procura do sucesso a qualquer preço; de perda do sentido e procura de acumular coisas e virar escravos delas, morrendo de trabalhar. Neste tempo fugaz e feroz, de ferocidade e velocidade, de violência e medo, somos nós, funcionários públicos, afinal, vilões ou protagonistas da nossa história, da luta pela cidadania?

A grande mídia e a ideologia neo-liberal do Estado Mínimo (que necessita de seres humanos mínimos; mínimos na cultura, na educação, no lazer, na saúde, no Direito, na Liberdade) nos mostram como vilões, vagabundos que vivem nas tetas do Estado, mamando alucinadamente, sem trabalhar e sem produzir.

Mas, afinal , quem são os servidores públicos?

Os servidores públicos são os médicos que salvam vidas, que previnem doenças, que fazem os partos , que suportam no cotidiano a dor e o sofrimento humanos e os tentam amainar, convivendo com a morte e lutando diariamente contra ela.

São os bombeiros e funcionários da defesa civil que se arriscam diariamente, entrando em prédios em chamas ou em ruínas, enfrentando inundações e desabamentos, salvando pessoas nas estradas ou se afogando.

São os professores, estes proletários das letras, que se dedicam ao nobre ofício de legar o saber ao próximo, dividindo o pão da educação, e, como Cristo, fazendo o milagre de multiplicá-lo, pois muitas vezes seus discípulos ultrapassam em maravilhas seus mestres.

São petroleiros, trabalhadores de plataformas, prospectores de petróleo que fazem esta nação se movimentar.

São trabalhadores do setor de energia elétrica, que iluminam nossos lares trazendo conforto e bem-estar.

São funcionários da previdência, que com seu esforço e dedicação tornam possível que após décadas de trabalho, nossos aposentados e pensionistas possam sobreviver graças ao soldo que recebem.

São trabalhadores da segurança , policiais e soldados , que apesar de trabalharem na repressão por vezes, e neste momento não estarem do lado do povo, são , por outro lado, aqueles que preservam a segurança do país e o bem-estar do cidadão, coibindo a prática dos ilícitos e salvaguardando a sociedade.

São trabalhadores da cultura, funcionários de museus, bibliotecas, centros culturais, essenciais, porque não podemos e nem devemos viver só de pão.

Por fim, e esquecendo de citar uma série de outros servidores; sim, servidores, trabalhadores do povo, da nação brasileira, temos os operadores do Direito, magistrados, procuradores, funcionários do Judiciário e dos Órgãos de Justiça, que garantem a população o acesso a esta tão denegada justiça, neste sistema de distribuição de desigualdades chamado capitalismo. Parafraseando o texto antigo da OAB, sem servidor público não há Justiça, sem Justiça não há democracia.

Longe de sermos os vilões deste novo tempo, nós, funcionários públicos somos PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO REAL DA SOCIEDADE, PORTANTO, BASILARES PARA A SUSTENTAÇÃO DA DEMOCRACIA.

2 comentários:

  1. Célio, obrigada pelas palavras - mais do que sentidas, mais do que vividas. É assim, justamente, que eu me sinto - apesar dos pesares: um sujeito ainda ativo do nosso tempo,na esperança da construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais fraterna.Hoje , você também está comemorando essa tragetória de vida pública com destaque especial para a dignidade com que vem atuando nas diferentes estâncias pelas quais teve oportunidade de passar.Parabéns, também! Um grande abraço! A nossa luta continua ...

    ResponderExcluir
  2. Caro professor Lupparelli,
    que cada servidor público dedicado, que ajuda a minimizar as angústias da nossa populacao bem desempenhando o cargo para o qual prometeu dedicar sua vida profissional, se sinta abracado por tuas palavras sinceras, pois vindas de um grande servidor público que és.
    Também a ti, meus parabéns.
    Abraco
    Martinelli

    ResponderExcluir