terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estaríamos comendo Ketchp com pelos de rato ?

Associação encontra pelos de rato em lote de ketchup Heinz e pede retirada de produto19/02/2013 -
A Proteste Associação de Consumidores informou em nota nesta terça-feira (19) que pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a retirada do mercado do lote 2C30 do ketchup de 397 gramas da marca Heinz pela presença de "pelos de roedor" no produto.

A irregularidade foi detectada após exame microscópico em amostras compradas em supermercado de São Bernardo do Campo (SP), no final do ano passado.

Veja casos de alimentos impróprios para consumo19 fotos 18 / 196.fev.2013 - Tony Hinds, cliente do supermercado Tesco em uma cidade do interior de Kentucky, nos Estados Unidos, encontrou um dente humano dentro de uma linguiça industrializada. Ele fazia cachorro quente para a sua festa de aniversário. Foi sua noiva quem abriu a embalagem e o casal chegou a passar mal quando viu o dente enfiado em uma das linguiças, que estava intacta. O supermercado negou que o dente humano estivesse na embalagem quando o produto chegou na loja. O produto era da "tesco finest" a linha mais cara da rede de supermercados Reprodução/Mail OnlineO chamado teste de ketchup, feito pela associação, envolve a avaliação de diversas marcas. A Proteste acionou a Anvisa antes da conclusão das demais avaliações em função da gravidade do risco imediato à saúde. O resultado integral das análises deve ser publicado em breve.

De acordo com a Proteste, o alimento é impróprio para consumo, com "forte indício de que haja problemas graves de higiene, além da falta de cuidados mínimos para a fabricação ou acondicionamento do ketchup Heinz".

A Proteste também apontou a violação ao Código de Defesa do Consumidor, da Constituição Federal e da legislação sanitária vigente e pediu a imediata inspeção na Coniexpress, fornecedora e distribuidora do produto no Brasil.

Ainda segundo a Proteste, o produto pode ter sido contaminado durante fabricação ou envasamento no México, de onde é importado. Por isso a Associação de Consumidores do México também foi acionada.

Anvisa conclui que laudos são insatisfatórios

A Anvisa confirma que foi notificada pela Proteste na última sexta-feira (15), mas afirma que não fará a apreensão do lote pelo fato de a Proteste ter usado laboratórios não credenciados pela Vigilância Sanitária para fazer esse tipo de teste. A Anvisa afirmou que os laudos da Proteste são "insatisfatórios".

"Na seara de exercício do poder de polícia sanitária, não se mostra legítima a transferência a laboratórios não oficiais das atividades de análises probatórias para subsidiar decisão de polícia administrativa, fato que impede a publicação de resoluções da Anvisa com base nos laudos insatisfatórios encaminhados pela Associação", diz a nota da Anvisa.

A Anvisa acionou a Vigilância Sanitária do Estado de Goiás, que é quem tem poder para assinar um laudo de retirada de produtos de circulação, já que a indústria produtora fica no Estado, e aguarda resposta.
Empresa questiona teste

Em nota, a Heinz Brasil afirma que a "companhia não teve a oportunidade de avaliar o produto em questão ou de validar a precisão do teste do produto" e diz ter " razões para questionar o teste" por não ter "nenhuma evidência de problemas de segurança com o produto".

"Nossos processos produtivos são desenhados para assegurar a mais alta qualidade e segurança para nossos consumidores no Brasil", conclui em nota.( Fonte : Uol)